ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Obras nos 90 apartamentos receberam investimentos de cerca de R$ 9 milhões. Local atenderá 360 alunos

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Para frequentar as aulas do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na Universidade de Brasília, Alexandre Van-Gualberto percorria, diariamente, mais de 160 quilômetros para ir e voltar de Formosa (GO). A rotina de acordar todos os dias às 4h30 da manhã o deixava cansado e reduzia seu tempo de estudos. “Dormia muito cedo para conseguir acordar de madrugada”, conta.

 

Hoje, Alexandre é um dos 130 alunos de graduação que já estão morando na Casa do Estudante Universitário (CEU/UnB), após a reforma dos 90 apartamentos dos dois blocos que compõem a unidade. “Tenho um bom lugar para morar, próximo das minhas aulas, da biblioteca e do Restaurante Universitário”.

Alexandre: tenho mais tempo para me dedicar aos estudos. Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

A inauguração oficial das novas instalações ocorreu nesta terça-feira (2), em cerimônia no próprio local. Todos os apartamentos passaram por reforma, ganharam bancadas em granito e os equipamentos de infraestrutura (banheiros, pias, tanques e esquadrias) foram renovados.

 

As unidades são mobiliadas com camas, sofá, televisão, escrivaninhas, cadeiras, fogão, geladeira, micro-ondas e filtros de parede. Dois apartamentos cumprem requisitos mundiais de acessibilidade para atender pessoas com deficiência.

 

O reitor da UnB, Ivan Camargo, elogiou a CEU e ponderou que as obras são resultados da continuidade de políticas e projetos de várias gestões. “Estou encantado com os apartamentos. Uma vista linda, um bom local e uma excelente estrutura”.

 

“A infraestrutura e as instalações da CEU melhoraram demais, com apartamentos mais bonitos e organizados. Estar dentro da UnB, com acesso fácil à minha rotina, é muito bom”, relata a estudante de Arquitetura, Mariane Paulino.

 

Ao todo, a Casa do Estudante tem capacidade para acomodar 360 alunos e a lotação máxima deve ser atingida no próximo semestre, após o lançamento do edital de moradia estudantil, previsto para março de 2015.

Mariane: os apartamentos estão muito bonitos. Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O local atende alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio per capita, regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação, cujas famílias residam fora do Distrito Federal (ou em regiões de difícil acesso) e não possuam imóveis no DF.

 

“A assistência estudantil é uma política de inclusão social e de cidadania. Com a reforma, o aluno ganha uma residência onde vive com dignidade. Assim, pode se dedicar aos estudos, melhorar seu rendimento acadêmico e se formar”, destaca a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Denise Bomtempo.

 

Para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não residem na Casa do Estudante, a UnB oferece o auxílio moradia em pecúnia, no valor de R$ 530. Nessa modalidade, são atendidos atualmente 828 alunos em todos os campi da UnB.

 

Em 2014, a Universidade de Brasília zerou o déficit por moradia estudantil, atendendo todos os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica selecionados pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/UnB).

Apartamentos da CEU são equipados com eletrodomésticos e móveis. Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

AÇÕES FUTURAS – Segundo a decana de Assuntos Comunitários, outras ações para ampliar as políticas de assistência estudantil têm sido discutidas. Entre elas, a implantação do auxílio-creche para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que são pais ou responsáveis de crianças com até seis anos de idade; o auxílio-transporte para aqueles que moram no entorno do Distrito Federal e a ampliação da assistência em saúde para os estudantes.

 

Saiba mais sobre a política de assistência estudantil da UnB

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.