O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) lançou nesta terça-feira (7) o Núcleo de Sustentabilidade. A iniciativa visa a contribuir na gestão ambiental da UnB e na promoção do bem-estar da comunidade e da sustentabilidade como modo de vida.
“A atual constituição do núcleo buscará dar maior foco à Política de Resíduos Sólidos do governo, em vigor desde 2010, bem como fortalecer a gestão ambiental na UnB, no desafio de um trabalho bem mais integrado com e entre os campi Darcy Ribeiro, Faculdade do Gama (FGA), Faculdade da Ceilândia (FCE), Faculdade de Planaltina (FUP) e com a Prefeitura do Campus (PRC)”, esclareceu Izabel Zaneti, coordenadora do novo núcleo do DEX.
O ato de implantação ocorreu no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), no campus Darcy Ribeiro.
A decana de Extensão, Thérèse Hofmann, irá presidir a comissão. Entre os membros, estão os professores Maria Rita Avanci, do campus Darcy Ribeiro, Aldira Guimarães e Vanessa Cruvinel, da FCE; Maria Vitória Duarte e Paula Meyer Passanesi, da FGA, Maria Cristina de Oliveira e Flavio Murilo Pereira da Costa, da FUP e Marco Aurélio de Oliveira, da Prefeitura do Campus.
Na retrospectiva histórica e de ações de sustentabilidade na UnB, por meio do DEX, Izabel Zaneti referiu-se à Coleta Seletiva e citou instrumentos desenvolvidos e padronizados para essas campanhas como as lixeiras, os contêineres de armazenamento e a caixa coletora de papéis até hoje utilizados na instituição.