INOVAÇÃO

Nesta sexta-feira, serão conhecidos os dois primeiros empreendimentos que irão ocupar instalações do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) apresenta nesta sexta-feira (14) as duas primeiras empresas que serão instaladas no Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da universidade.

 

Os empreendimentos Maxtera Tecnologia e Redecom foram os vencedores do processo de licitação destinado à concessão de uso de áreas localizadas no prédio do CDT, gestor do Parque Científico e Tecnológico. Na oportunidade, também serão exibidas as perspectivas do PCTec.

 

A Maxtera é uma empresa de tecnologia da informação, parceira de grandes fornecedores de solução de business intelligence e data warehouse, com foco em integração de sistemas de segurança, gestão de dados e ambientes analíticos de alta performance. A empresa tem experiência na área de segurança cibernética, trazendo ao PCTec/UnB equipamento altamente moderno para simulação de guerras virtuais.

 

A Redecom atua na área de infraestrutura para tecnologia de informação. A empresa volta às origens, uma vez que foi um empreendimento que participou da Multincubadora de Empresas do CDT/UnB. Após graduação na incubadora, conquistou amplo mercado, crescendo a taxas elevadas e, agora, instala sua área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Parque, visa desenvolver sua linha de produtos do segmento de mobilidade inteligente.

 

Um dos benefícios da instalação das empresas no Parque é o acesso a um ambiente de inovação altamente favorável, com pesquisadores qualificados e laboratórios com equipamentos modernos.

 

Pesquisas de ponta desenvolvidas na universidade também se beneficiarão da proximidade com empresas já estabelecidas no mercado que podem indicar, inclusive, direcionamentos estratégicos que permitam que o conhecimento se transforme em inovações, produtos ou serviços que reflitam em geração de emprego e renda.

 

Com a entrada da Maxtera e da Redecom, o Parque inicia a etapa de operação, fortalecendo o habitat de inovação da Universidade de Brasília. A consolidação do PCTec/UnB envolverá a execução de novos editais para ocupar espaços já disponíveis e a ampliação, por meio de novas construções, da área alocada ao parque.

 

O evento acontece no dia 14/11, às 9h30, no CDT/UnB. Na sequência, haverá a premiação do grupo vencedor do I Desafio de Segurança Cibernética, atividade realizada pela Maxtera em parceria com a empresa americana Boeing e a Universidade de Brasília. A equipe vencedora será premiada com uma visita a um dos Centros de Pesquisa Tecnológica da Boeing, com todas as despesas pagas.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.