SUSTENTABILIDADE

Parte da Semana Universitária, plantio de mudas mobilizou estudantes e professores nesta sexta-feira (7)

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Na tarde da última sexta-feira (7), estudantes e professores começaram a plantar um jardim agroecológico no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Parte da Semana Universitária, o mutirão para o plantio reuniu graduandos de Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental. Alunos de extensão e mestrado também participaram.

Segundo Thomas Ludewigs, professor do CDS, o jardim faz parte de projeto que prevê agricultura saudável sem uso de inseticidas, manejo de árvores e cultivo de várias espécies de plantas, como flores e hortaliças. No mesmo dia, uma oficina sobre sistemas agroflorestais aconteceu no local. O preparo do solo foi feito em setembro.

A ideia da iniciativa é promover práticas sustentáveis e um espaço interativo para manejo coletivo das plantas. Além de agregar beleza ao ambiente, o projeto busca estimular e compartilhar conhecimento e práticas de agroecologia.

Ludewigs destaca a importância da ação e o empenho dos participantes na oficina. “O plantio é uma oportunidade de interação e construção. Unir as pessoas foi fundamental para discutir questões de relevância para o Centro", disse. "Aproveitamos os espaços e o entusiasmo dos alunos para fazer acontecer. O mutirão para o plantio do jardim foi uma ótima experiência também para a discussão da agricultura sustentável”, destaca o professor.

Thomas Ludewigs, Igor Aveline e Fabiana Peneireiro organizaram a atividade. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Além de Thomas Ludewigs, a atividade contou com a coordenação da engenheira agrônoma e doutora em educação Fabiana Peneireiro e do estudante de mestrado Igor Aveline. Alunos de ensino médio também puderam participar da iniciativa à convite da universidade, como parte da programação da Semana Universitária.

HISTÓRIA - Fundado em 1995, o Centro de Desenvolvimento Sustentável é uma unidade permanente de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília, vinculada ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. É um espaço acadêmico que tem o objetivo de promover a ética da sustentabilidade por meio da construção do conhecimento e da formação de competências em questões de sustentabilidade e conhecimento agroecológico.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.