Começou nesta terça-feira (04/11) a 13ª edição da mostra coletiva Tubo de Ensaios. Descentralize é o tema deste ano, por isso, pela primeira vez, o projeto se estende aos campi de Planaltina (06/11), Ceilândia (11/11) e Gama (13/11), sempre de 12h às 14h. O campus Darcy Ribeiro abre a mostra que integra a programação da Semana Universitária.
Onze trabalhos, principalmente no formato de performances, compõem a edição 2014 do Tubo de Ensaios. Os artistas têm liberdade para criar e apresentar suas propostas artísticas as quais propõem reflexão e crítica às artes e à sociedade contemporânea. Por sua vez, polêmicas também caracterizam o Tubo de Ensaios. Daí a indicação classificativa para maiores de 18 anos. Conrado Silva, professor da UnB, já falecido, é o homenageado desta edição.
“Os estudos acadêmicos relacionados ao corpo têm crescido substancialmente em todo o mundo. A UnB está inserida nesse crescimento e há anos acolhe projetos acadêmicos relacionados ao tema. A arte transcende paradigmas sociais e traz à tona preconceitos legais e morais. Assim, as performances artísticas são instrumento para reflexão e a universidade é o espaço adequado para manifestações de protesto que legitimam o usufruto autônomo do corpo”, afirma Magno Assis, chefe do serviço artístico e cultural da UnB.
O músico Eduardo Kolody já participou de seis edições do Tubo de Ensaios. Este ano, como convidado, homenageia o professor Conrado Silva e lança o trabalho "Bota de Perna Brasília - Orquestra Abstrata". “A gravação é uma edição de dois dias de performance no Tubo de Ensaios de 2012. Meu grupo tocou em um grande círculo montado no Instituto Central de Ciências da UnB enquanto o público dançava e circulava por entre os músicos, quebrando a relação do artista com o palco tradicional”, afirma Kolody. A gravação está disponível aqui.
LINHA DO TEMPO - O Tubo de Ensaios é realizado há 13 anos pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília. O projeto já acolheu 258 trabalhos no total de suas edições. A cada ano um tema norteia as performances, como: Oriente-se (2013), Latinidades (2012), Fronteiras (2011) e Brasílias (2010). O Tubo de Ensaios também oferece minicursos artísticos gratuitos que contribuem com os projetos performáticos integrantes da mostra.
CIGANOS NO BRASIL – Até sexta-feira (7), acontece a exposição fotográfica Brasil Romani na Biblioteca Central da UnB. O objetivo é divulgar a cultura cigana no Brasil por meio de imagens do cotidiano. Parte da Semana Universitária, a mostra é uma parceria da Associação Internacional Maylê Sara Kalí e o Decanato de Extensão da UnB. O evento é aberto à comunidade externa.
A Semana Universitária segue até sábado (8) nos quatro campi da UnB. Para participar, basta se inscrever no site do evento onde pode ser conferida a programação com todas as atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Acompanhe a cobertura diária da Semana Universitária no Facebook e Twitter.