AMBIENTE VIRTUAL

Competição internacional de treinamento contra ciberataques acontece na Universidade de Brasília. Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (10) no CDT

Alunos da Universidade de Brasília dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, de Redes e de Software podem participar, a partir desta segunda-feira, 13, de uma competição desafiadora: conseguir invadir um sistema de rede de segurança criado em ambiente virtual por professores da UnB.

A competição utilizará o Cyber Range-In-Box (CRIAB) da Boeing. Trata-se de um ambiente cibernético compacto e portátil usado por profissionais de segurança cibernética para atender necessidades de treinamento e de experimentação, que vão de mitigação de ameaças até avaliação e melhorias.

O 1º Desafio Cibernético MAXTERA/UnB é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) e da empresa brasiliense MAXTERA Tecnologia, com o patrocínio da Boeing. As inscrições terminam às 18h, do dia 10 de outubro. Para participar é necessário entregar a ficha de inscrição e documentos dos participantes no prédio do CDT.

A disputa terá a participação de sete grupos de estudantes, de quatro departamentos da universidade e de outras instituições de ensino superior do Distrito Federal. Os professores Luiz Augusto Fontes Laranjeira, Edson Alves da Costa Júnior, ambos do Departamento de Engenharia de Software, e João José Costa Gondim, do Departamento de Ciência da Computação, serão os responsáveis pela supervisão do desafio e avaliação dos resultados.

“Diferentemente de outros países, não existe no Brasil hoje uma carreira de analista de segurança da informação. Os profissionais atuam nesta área por força do trabalho, da necessidade. Com este evento queremos estimular os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação a atuarem em projetos de combate de novas ameaças virtuais”, explica Gustavo Guimarães, presidente da MAXTERA e ex-aluno da Universidade de Brasília.

Os vencedores serão premiados com uma visita ao Cyber Engagement Center da Boeing nos Estados Unidos.

"Esta iniciativa reforça a relação de mais de 80 anos da Boeing com o Brasil, reafirmando o compromisso da empresa de ampliar os negócios e apoiar o avanço do país nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia", disse Glaucio Mancini, diretor da Boeing Defesa e Segurança no Brasil. "Ao alavancar esta parceria única entre MAXTERA e a Universidade de Brasília, a Boeing contribui para treinar e desenvolver futuros profissionais de segurança cibernética brasileiros".

“A segurança cibernética é muito importante para a sociedade baseada na informação que temos hoje. A Boeing, através de seu centro de Pesquisa e Tecnologia no Brasil, tem o prazer de patrocinar esse desafio educacional cibernético para promover novas ideias e soluções na área de segurança cibernética", disse Al Bryant, vice-presidente de BR&T no Brasil.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.