TV UNIVERSITÁRIA

Vasto Mundo estreia com entrevista do professor universitário e ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro

Está no ar o primeiro episódio do programa Vasto Mundo, da UnBTV, a televisão universitária da Universidade de Brasília. O novo programa de entrevistas é conduzido pelo professor e pesquisador de Relações Internacionais da UnB Roberto Goulart Menezes e vai tratar de questões de geopolítica internacional a partir de uma conversa com outros pesquisadores da área.

Para abrir a série de entrevistas, o convidado é Paulo Sérgio Pinheiro, professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre direitos humanos apresentando dados e exemplos para tratar da guerra na Síria, da pandemia causada pelo novo coronavírus, do governo dos Estados Unidos e das ameaças à democracia no Brasil.

Pinheiro é presidente da Comissão Internacional Independente de Inquérito da ONU sobre a República Árabe Síria desde 2011. Como perito independente do Secretário-Geral da ONU, publicou o Relatório Mundial sobre Violência contra Crianças em 2006 e foi relator especial das Nações Unidas sobre Burundi e Mianmar. Ele também foi ministro de Direitos Humanos, de 2001 a 2002, e conselheiro da Comissão Nacional da Verdade, em atividade de 2012 a 2014 para investigar os crimes cometidos durante a ditadura militar no Brasil.

O programa Vasto Mundo quer mostrar também como problemas que parecem particulares ou restritos a determinados países ou regiões fazem parte de uma dinâmica global. “A cada edição teremos um convidado que abordará de modo crítico uma temática da realidade contemporânea. Com a promoção do debate, o programa vai contribuir para o entendimento das principais questões do mundo contemporâneo”, disse Menezes.

A inspiração para o nome veio do Poema de Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade, de 1930. O programa será quinzenal, com estreias às terças-feiras, e será exibido no canal 15 da UnBTV na NET/Claro Brasília e no YouTube da UnBTV. A estreia no canal 15 da NET/Claro Brasília será na sexta-feira, 6 de agosto, às 21h, com reprise sábado e domingo no mesmo horário; e na terça-feira, às 11h e às 15h.

No YouTube, o episódio já está disponível: