BCE e RU, prédios icônicos presentes no cotidiano de milhares de frequentadores do campus Darcy Ribeiro, são assinados por José Galbinski. Fotos: Secom UnB
Morreu, nesta quinta-feira (2), o professor aposentado da Universidade de Brasília José Galbinski. Arquiteto renomado, ele assina o projeto dos prédios do Restaurante Universitário e da Biblioteca Central da UnB, ambos no campus Darcy Ribeiro. Este último, um projeto distintamente inovador, que se tornou referência nacionalmente ao inaugurar a tipologia de edifício da biblioteca universitária centralizada, inspirando projetos país afora e estudos sobre o tema.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde Galbinski lecionou de 1968 a 1992, emitiu nota de pesar lamentando a morte. “Com grande tristeza, a comunidade arquitetônica e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo estão de luto pela perda de um talentoso profissional e uma pessoa notável”, diz trecho da nota, que define a trajetória do docente como “excepcional”, e seu legado como “inestimável”, na arquitetura e na educação.
Colega de docência e atual assessor da Reitoria da UnB, o arquiteto Benny Schvarsberg prestou homenagem a Galbinski relembrando seus atributos como “arquiteto, pesquisador e professor talentoso e respeitado”.
“Com sua aposentadoria na Universidade, abriu-se uma vaga para um concurso bem disputado de docente. Tive a sorte de ser aprovado e a honra de ocupar a sua vaga desde então”, relembrou Schvarsberg, acrescentando que Galbinski era “bem-humorado, com uma fina ironia que era um traço de sua personalidade agradável e amistosa”.
Além da trajetória na UnB, o gaúcho José Galbinski projetou outros prédios icônicos em Brasília e criou o curso de arquitetura do Centro Universitário de Brasília (Ceub).