COMUNIDADE

Análise da amostra de sangue será feita no posto de saúde do Darcy Ribeiro e em Ceilândia. Resultado estará disponível em 30 minutos

Um furinho no dedo da mão é o suficiente para descobrir se alguém está infectado pelo vírus HIV ou por outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Por meio de uma gota de sangue, a equipe do Polo de Prevenção de DST e Aids da Universidade de Brasília reconhece o estado sorológico do indivíduo e oferece o resultado em 30 minutos. Essa atividade, comum na instituição, será intensificada nos próximos dias 9 (campus Darcy Ribeiro) e 13 (Faculdade UnB Ceilândia - FCE), em virtude da campanha pelo Dia dos Namorados, promovida pelo Polo de Prevenção e pelo Núcleo de Atenção à Saúde da UnB.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Não há maior prova de amor do que fazer o teste e ter um relacionamento tranquilo, sem riscos para si e para a pessoa amada”, diz o psicólogo Mário Angelo Silva, professor que coordena os trabalhos no Polo.

Segundo ele, do fim do ano para cá, aumentou em 30% o número de casos em que estudantes, na faixa de 14 a 22 anos, testaram positivo para o HIV no campus Darcy Ribeiro. “Isso demonstra que o jovem está hoje sem as informações necessárias e sem ações preventivas. Esse público está muito ativo, vivenciando sua sexualidade e às vezes abusando de álcool e de outras drogas e acaba não usando o preservativo e perdendo essa consciência do risco de infecção. Então, é preciso fazer um trabalho educativo permanente para chamar a atenção desse jovem para a importância da prevenção”, afirma Silva.

Para fazer o teste, de maneira gratuita e rápida, o interessado deve ir até o posto de saúde do campus Darcy Ribeiro ou da FCE, nos dias indicados, preencher um termo de consentimento e um questionário sobre dados sociodemográficos e nível de conhecimento sobre a Aids e outras DST e as formas de prevenção.

Depois disso, será encaminhado para a coleta de sangue, feita com um pequeno furo no dedo. A equipe do Polo utiliza dois reagentes fornecidos pela secretaria de Saúde do Distrito Federal e faz a análise clínica do material. Após o resultado, é feito um aconselhamento com cada pessoa para reforçar a importância da prevenção dessas doenças e do uso do preservativo. Nos casos em que as pessoas testam positivo, elas também são encaminhadas a uma unidade de saúde referência em HIV e Aids na rede pública do DF – e entram logo no atendimento disponibilizado para as pessoas portadoras do vírus.

“Essa testagem rápida com diagnóstico para HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis é uma estratégia de prevenção mundialmente conhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde. Nós aqui na UnB não somos uma Unidade de Saúde, somos um Polo de Prevenção. O Ministério convidou as organizações que não estão necessariamente na rede pública de saúde a disponibilizar esses testes para facilitar o acesso das pessoas ao exame”, reforça o coordenador Mário Angelo Silva.

CAMPANHA – Além da testagem rápida, professores, alunos e técnicos também poderão conhecer, no campus Darcy Ribeiro, a exposição de desenhos e pinturas de renomados cartunistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema Humor e Aids, e receber preservativos e material educativo.

Na Faculdade UnB Ceilândia, além dos testes de sangue, o público poderá, ainda, participar de uma roda de debate com o tema Gênero, Juventude e Sexualidade na Atualidade – evento que faz parte do Programa de Extensão e Grupo de Pesquisa Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas, coordenado pela professora Andrea Gallassi.

INICIATIVA – O Polo de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Universidade de Brasília, composto por dois psicólogos, um assistente social, uma enfermeira e duas auxiliares técnicas de enfermagem, além de estudantes de diversos cursos, foi criado em 2004, como projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social.

Tem como objetivo promover ações de educação e de aconselhamento para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não desejada e, para isso, promove pesquisas, cursos, oficinas de trabalho, aconselhamento psicológico e atividades educativas nos quatro campi da UnB – todas voltadas para professores, estudantes e técnicos, além de escolas públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais das comunidades do DF e arredores.

O Polo, localizado no mezanino do ICC Sul, ao lado do Centro Acadêmico de Biologia, realiza atendimento, aconselhamento e distribuição de preservativos masculino e feminino e de material informativo e educativo. Periodicamente, promove campanhas de testagem voluntária com resultados rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e, no campo da promoção da saúde, atua em programas de prevenção da violência, usos abusivos de álcool e outras drogas e no combate ao preconceito e à violação de direitos humanos e sociais.

“Existem demandas dos outros campi para promover ações permanentes de educação para a saúde, com foco na prevenção de DST. Mas nós não temos condições de realizar ações em todos esses locais simultaneamente, porque a equipe é pequena. Nossa ideia é ter agenda fixa fora do Darcy Ribeiro, com datas permanentes, pelo menos duas vezes por mês, por exemplo”, declara o professor Mário Angelo Silva.