SÉTIMA ARTE

Com objetivos e públicos diversos, projetos utilizam filmes e outras produções para transmissão de cultura e conhecimento

A comunidade acadêmica pode acompanhar filmes, documentários ou curta-metragens sem sair da Universidade de Brasília. Produções cinematográficas com os mais variados temas, gêneros e conteúdos podem ser assistidas de forma gratuita, com o objetivo de fomentar a cultura, o conhecimento e oferecer entretenimento. Conheça a seguir algumas iniciativas da UnB.

CineCAL - Uma das mais tradicionais ações da UnB é o CineCAL, criado em 2008, como uma das atrações da Casa da Cultura da América Latina. O objetivo é fomentar e difundir cultura e conhecimento por meio de conteúdo cinematográfico. Entre os diferenciais está a programação diversificada, que envolve filmes produzidos, em sua maioria, nos países da América Latina, África e Península Ibérica, e que obedecem a um tema definido a cada mês.

Com público cativo, o CineCAL está presente nas principais agendas culturais de Brasília. As sessões ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, em dois horários: às 12h, com repetição às 15h. As exibições ocorrem no auditório Gonzaguinha, no primeiro andar do Edifício Anápolis, localizado na quadra 4, do Setor Comercial Sul. O local tem capacidade para 60 pessoas e a entrada é gratuita. Desde 2009, o Museu da República também oferece sessões do CineCAL, seguidas por debates.

Com auxílio de parceiros, como faculdades, instituições e embaixadas, mostras de cinema ocorrem de cinco a sete vezes por ano, sempre com programação de quatro dias, de terça a sexta-feira. As sessões também são temáticas e englobam filmes produzidos em todo o globo.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

CINEMATECA - Alternativa de lazer na hora do almoço, aberta para a comunidade acadêmica e também para quem é de fora da Universidade. É um projeto de exibição gratuita de filmes, dos mais variados gêneros, selecionados de acordo com a temática de cada mês.

A mostra acontece sempre às quartas-feiras no anfiteatro 10, localizado na ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC Sul), a partir de meio-dia. A mostra é uma iniciativa da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DEA/DAC) da UnB.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

NOVIDADE – Iniciativa recente da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB é o Segundas Curtas, projeto de curtas-metragens também a partir do meio-dia, com exibição quinzenal, sempre às segundas-feiras, no Anfiteatro 10, no ICC Sul. A ideia é privilegiar obras produzidas na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade, por cineastas locais, ou por produtores nacionais. A proposta é que os curtas tratem sobre direitos humanos, minorias ou temas marginalizados. A entrada é gratuita.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

CINE DIVas - Essa atração estreou em março, na semana do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da Coordenação dos Direitos da Mulher, da Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DIV/DAC), e tem como finalidade combater o preconceito e a intolerância, além de fomentar a discussão e a reflexão sobre os direitos das mulheres por meio de exibição de filmes sobre questões de gênero. Temas como aborto, sexualidade, velhice, violência sexual, mercado de trabalho e assédio sexual fazem parte do programa, que prevê, após a exibição da cada filme, um debate entre os participantes.

As sessões ocorrem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, às 13 horas, no Anfiteatro 10, localizado no ICC Sul. A entrada é franca e aberta a toda comunidade acadêmica e externa.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

HISPANO-AMÉRICA – No primeiro semestre, houve a primeira temporada de filmes do Ciclo de Cinema: Hispano-américa - uma História, em que o público teve oportunidade de aprender sobre a história da América Latina por meio de clássicos do cinema e, ainda, praticar outro idioma. A iniciativa será replicada neste semestre, com nove filmes na programação. A sessão é no Núcleo de Recursos Hispanos (ICC Sul), subsolo BSS 235, sala de Multimídia, sempre às 16h30, segundas ou quartas (confira aqui).

Como atividade de extensão do curso de Letras Espanhol da UnB, a exibição dos filmes é acompanhada por apresentações sobre o contexto histórico do filme e debates sobre seu conteúdo. Como diferencial, as exibições e discussões são feitas em espanhol. A sequência de exibição dos nove filmes do ciclo segue uma ordem cronológica dos fatos, desde o período pré-hispânico até dias atuais.