As inscrições para participar do exame TOEFL ITP, na Universidade de Brasília, estão abertas. Os testes são oferecidos pelo programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) para alunos de graduação e pós-graduação, servidores com mais de seis meses de serviço público, técnicos-administrativos e estudantes de universidades particulares beneficiados pelo Prouni. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro por meio do site do programa, no link Testes de Proficiência, até quatro dias antes da prova, que será aplicada em 2 de outubro.
Outras turmas de aplicação do teste serão abertas nos quatro campi da UnB até 7 de dezembro, de acordo com a demanda. Na versão gratuita do TOEFL, oferecida pelo governo federal, não é avaliado o desempenho oral ou discursivo. As provas são de múltipla escolha e testam apenas compreensão auditiva, leitura e estrutura e compreensão escrita.
A partir deste semestre, a prioridade de matrículas é de alunos que não tenham realizado a prova TOEFL ITP anteriormente. “O exame possui várias versões de prova, todas elas identificadas. No momento, o MEC só está homologando um tipo. Isso significa que candidatos que, porventura, já tiverem feito essa prova específica, não conseguirão se inscrever, pois o sistema não permite que um candidato faça o mesmo tipo de prova mais de uma vez”, explica o coordenador geral do Idiomas Sem Fronteiras da UnB, Virgilio Almeida.
Aqueles que fizerem a prova serão classificados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os resultados, disponibilizados online após 45 dias, têm validade de dois anos, a partir da data do teste.
NOTAS E CRÉDITOS – As notas também podem ser retiradas, 30 dias depois da divulgação online, no escritório do IsF, localizado no BSA Norte, sala AT 65/09. Os certificados são guardados até o fim do período de validade. O aluno que não quiser esperar até que o documento esteja disponível na sala do IsF poderá imprimir o resultado disponível na internet e levá-lo à secretaria do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) para ter sua autenticidade reconhecida.
Os resultados podem ser usados como créditos na Universidade, e quem pretende cursar as disciplinas presenciais do IsF deve obrigatoriamente fazer o teste. A nota alcançada pelo candidato servirá também para nivelamento de turmas.
ACESSIBILIDADE – O edital deste semestre assegura a participação de candidatos com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse caso, é necessário que o estudante apresente laudo médico emitido nos últimos 12 meses por profissional cadastrado em um Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie, o nível da deficiência e as condições de atendimento necessárias.
Além de formalizar a inscrição via internet, é preciso que o candidato com deficiência preencha um formulário e envie a solicitação de atendimento especial pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até quinze dias antes da realização do teste. O estudante receberá orientações, também via e-mail, até três dias antes da aplicação do exame.