TECNOLOGIA

Universidade quadruplica seu espaço no evento e apresenta mais de 40 atividades. Maior feira de tecnologia do mundo começa nesta quarta (19)

Campus Party Brasília será a segunda maior do mundo em número de participantes, superando a de São Paulo. Foto: Divulgação

 

A Universidade de Brasília será destaque na Campus Party Brasília 2019. Neste ano, a instituição terá o maior estande da área Open Campus – para acesso gratuito ao evento. Cerca de cem metros quadrados foram disponibilizados para a UnB mostrar ao público o melhor de seu ecossistema de inovação. Considerada a maior do mundo na área de tecnologia, a feira tem programação de quarta-feira (19) até domingo (23), no estádio Mané Garrincha.

 

A presença da Universidade nesta terceira edição do evento será ainda maior que em 2018. Além de ter seu espaço ampliado a pedido da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Distrito Federal – no ano passado, o espaço era de 25 m² –, o número de projetos inscritos dobrou. Desta vez, mais de 40 iniciativas foram selecionadas por meio de edital interno do Decanato de Pesquisa Inovação (DPI), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e Parque Científico e Tecnológico (PCTec). As unidades são responsáveis por organizar a participação da Universidade no evento.

 

A diretora de Pesquisa do DPI, Cláudia Amorim, afirma que essa evolução é reflexo da repercussão das atividades oferecidas pela UnB na feira. Em 2018, o espaço reservado à instituição foi um dos mais visitados, com circulação de mais de 300 pessoas diariamente. Para 2019, a expectativa é que o público se multiplique. Além de fortalecer a interação entre a Universidade e a sociedade, a experiência dá visibilidade às contribuições acadêmicas para o desenvolvimento local e nacional.

 

“Iremos mostrar, com uma linguagem mais acessível, o que fazemos em termos de pesquisa e inovação e o impacto disso na vida do cidadão comum. Isso é extremamente importante para valorizar a produção científica e tecnológica da Universidade”, diz Cláudia Amorim, que também considera esta uma importante oportunidade para incrementar a formação dos estudantes.

 

Para Bruno Goulart, gerente de inovação do Parque Científico e Tecnológico da UnB, a Campus Party evidencia a relação entre produção acadêmica e cadeia de inovação, que envolve desde a pesquisa básica até o mercado de trabalho. “O ecossistema de inovação da UnB tem como objetivo fazer essa conexão entre as esferas governamental, do setor produtivo e a Universidade em prol da sociedade. Essas ações precisam ser mostradas", defende.

 

CRIATIVIDADE – Inteirar-se sobre as novidades tecnológicas e de inovação, conhecer o potencial do mercado de trabalho nas áreas, participar de competições de programação, saber mais sobre pesquisas e experimentos e se divertir com invenções criativas. Essas são algumas experiências que os visitantes da Campus Party terão ao explorar o estande da UnB. Foguetes, aeromodelos, impressora 3D, tecnologias assistivas e projetos científicos diversos integram as curiosidades encontradas no local.

 

Para abarcar a diversidade dos conhecimentos acadêmicos, serão oferecidas atrações fixas e rotativas, distribuídas em quatro ambientes temáticos. Integrantes de projetos de pesquisa, empresas juniores, equipes de competição, startups e empresas incubadas estarão a postos para mostrar os bastidores do processo de criação de seus trabalhos e despertar o interesse de jovens aspirantes a cientistas e empreendedores.

Batizado como AF18, veículo construído pela Apuama Racing estará disponível para visitações na Campus Party. Foto: Divulgação

 

Para quem gosta de automobilismo, a equipe de competição Apuama Racing, ligada à Faculdade de Tecnologia (FT), expõe de quinta-feira (20) a domingo (23), recente projeto de carro tipo Fórmula. Com estrutura em fibra de carbono e motor potente, cuja a aceleração varia entre zero e cem quilômetros por hora em até quatro segundos, o veículo foi desenvolvido no ano passado para a Fórmula SAE Brasil. A competição, organizada pela Society of Automotive Engineers, propicia a graduandos dos cursos de Engenharia de todo o país a experimentação prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

 

A Apuama Racing é uma equipe multidisciplinar, formada por alunos das engenharias Mecânica, Elétrica e de Redes, além da Comunicação. O estudante de Engenharia Mecânica Kaleb Silard é capitão do grupo e participa pela terceira vez da Campus Party. Ao exibir o automóvel, ele espera atrair a curiosidade do público, além de garantir patrocínios para as próximas competições. “Em todo lugar que levamos o nosso carro, há uma interação grande. O pessoal fica muito impressionado com o fato de alunos produzirem o veículo”, afirma.

 

Além do automóvel, outros experimentos e protótipos poderão ser conferidos no Espaço Inovação, destinado a ampliar o entrosamento da Universidade com o público. No Espaço Comunicação, palestras, mesas-redondas e oficinas abordarão temáticas relacionadas à inovação e criatividade tecnológica. Já as inovações desenvolvidas na academia e consolidadas no mercado serão apresentadas no Espaço Empreendedor.

 

Mergulhar no universo da pesquisa é o convite feito para quem passar pelo Espaço Ideação, que reunirá o melhor da ciência produzida nos laboratórios da UnB. A Universidade também apoiará as atividades oferecidas no estande do Governo do Distrito Federal. 

Todas as atividades da UnB na Campus Party 2019 são gratuitas. Acesse a programação e participe! Clique na imagem para ampliar.

 

MUNDO DOS GAMES – Na educação, no marketing e até mesmo nas rotinas de ambientes corporativos. Os jogos eletrônicos deixaram de ser meros recursos de entretenimento para se tornar importantes ferramentas no processo de aprendizagem e em estratégias comunicacionais e de gestão. Há cinco anos a Mad Pixel, startup incubada no CDT, atua no desenvolvimento de jogos para as mais diversas finalidades. Criada por alunos da UnB, a empresa é outra atração fixa do Espaço Inovação.

 

Além de conhecer os projetos da startup, quem passar pelo local poderá se divertir com os games desenvolvidos pela equipe e concorrer a brindes. “Queríamos trazer uma proposta diferente e mais divertida, que trouxesse as pessoas para o nosso estande e que fosse um pouco mais dinâmica”, explica Lucas Caldeira, estudante de Licenciatura em Computação e membro da startup.

 

Uma novidade também deverá ser disponibilizada para teste exclusivo na Campus Party. Trata-se do Madway to Heaven, novo jogo da empresa que será lançado ainda neste ano. A proposta foi vencedora da etapa regional e terceira colocada na final, pela categoria Melhor Jogo na maior maratona de desenvolvimento de jogos da América Latina, a Game Jam + 2018. Do gênero RPG, a narrativa do jogo aborda uma viagem entre dimensões.

 

Nesse estilo de game, o jogador assume o papel de um personagem imaginário em um universo fictício e participa ativamente do desenvolvimento da história. “Toda vez que o personagem morre é gerado um novo mapa, os itens são redistribuídos e os inimigos também. São diferentes cenários no mesmo jogo. A gente quer que o jogador se sinta muito no controle do personagem, mas ao mesmo tempo se sinta desafiado”, afirma Lucas. A Mad Pixel também estará no Espaço Comunicação, com palestra sobre a área de desenvolvimento de jogos.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.