EREDS-CO

Evento acontece pela primeira vez no centro-oeste. Objetivo é promover o debate sobre ciência, tecnologia e sociedade no âmbito da engenharia e propor novas formas de atuação profissional

Nos próximos dias 12 e 13 de junho, estudantes e profissionais de todo o país estarão na Universidade de Brasília para participar do 1º Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social do Centro-Oeste (EREDS-CO). Esta é a primeira vez que o evento acontece na região.

Com o objetivo de discutir a função social da engenharia, estão previstas mesas de debates e grupos de discussão, além de oficinas e visita técnica. As atividades acontecem na Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB e no Instituto Central de Ciências (ICC).

Confira aqui a programação completa.

Professor da Faculdade UnB Planaltina e coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Ricardo Neder explica que o encontro faz parte de movimento mais amplo pela humanização da engenharia.

"Os engenheiros têm uma formação bastante complexa com disciplinas científicas e tecnológicas. Agora precisam das ciências sociais e humanidades para dialogar com a sociedade", diz. "É o que fez a nova Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Médio Vale do Itajaí, que adotou a formação curricular CTS para engenheiros", cita o professor.

Segundo ele, a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode levar a outro jeito de pensar a atividade e de produzir tecnologia. "Isso influi na hora de propor soluções para os problemas socioambientais", afirma. A mudança vai do currículo dos cursos a políticas de ciência e tecnologia, passando a mais estímulo para pesquisa.

As alunas da UnB Anne Oliveira e Rafaela Leite ajudaram a organizar o EREDS-CO: "Desenvolvimento social e engenharia precisam caminhar juntos". Isa Lima/UnB Agência

Para uma das organizadoras, a aluna de Engenharia Ambiental da UnB Anne Oliveira, 20 anos, o encontro é uma oportunidade de refletir sobre assuntos, como acesso à profissão, economia solidária e até mesmo discriminação de raça e gênero. É o momento também de pensar sobre a reformulação dos cursos e a criação de empresas que sigam essa filosofia.

Anne conta que o EREDS-CO resulta de um feliz encontro de alunos e professores de Brasília e do Rio de Janeiro, onde existe, na UFRJ, um núcleo crítico ao ensino e à pesquisa nessa área, o Soltec. "Os professores da UnB encamparam a ideia e montamos a programação em três meses", diz.

O encontro é aberto a diversos profissionais, não só a engenheiros e estudantes de engenharia.

"Basta ter interesse nesse tipo de debate", diz a aluna do curso de Saúde Coletiva da UnB, Rafaela Leite, 18, que também ajuda a organizar o evento. "A aplicação da engenharia é abrangente e a discussão sobre desenvolvimento social interessa a várias áreas", justifica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. O encontro nacional - ENEDS - acontece na cidade de Salvador (BA) entre os dias 12 e 15 de agosto.