LANÇAMENTO

Em novo livro, Venício A. de Lima investiga a questão da comunicação social na sociedade brasileira sob o pensamento de Paulo Freire e Stuart Hall. Lançamento no próximo dia 10 de junho

 

A comunicação e a defesa da liberdade de expressão são temas recorrentes em toda a obra de Venício A. de Lima. Em seu novo livro, composto de vinte ensaios, ele se aprofunda nessas questões para trazer à reflexão outro conceito tão caro a todos: a democracia.

 

Com forte inclinação à ação e à intervenção, Cultura do silêncio e democracia no Brasil: Ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015) traz o conceito de comunicação articulado por Paulo Freire, a sua atualidade e sua vinculação à noção republicana de liberdade, segundo Lima, ancorada no direito de “ter voz” e no autogoverno e também as possibilidades de sua aplicação no mundo contemporâneo.

 

Nesta coletânea, o autor aborda ainda o conceito seminal de cultura do silêncio desde suas raízes em Vieira, passando por Southey e Berlink, até sua apropriação criativa em Paulo Freire.

 

Em Stuart Hall, o autor foi buscar a sua enorme contribuição para os estudos de mídia, que “nunca chegou a ter a influência que merece e deveria ter entre nós”. Hall apostava na diversidade cultural e no multiculturalismo como possibilidades reais de transformação social.

 

Para Juarez Guimarães, que assina o prefácio, este livro de ensaios “é, ao mesmo tempo, o testemunho de uma vocação crítica e o princípio de uma esperança”. Com esta publicação, a Editora da Universidade de Brasília dá uma importante contribuição para a formação de uma cultura da comunicação pública.

 

SERVIÇO
Cultura do silêncio e democracia no Brasil: Ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)
Lançamento: dia 10/06/2015, às 18h
Local: Livraria UnB – SCLN 406 – Bl. A – lojas 42-46
Telefone: 3347-6625

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.