LANÇAMENTO

Autor propõe nova ótica sobre processos e critérios de patrimonialização em cidades históricas do Brasil

Foto: Divulgacao

Aprofundar a discussão sobre classificação de espaços públicos urbanos para além de bens culturais e centros históricos. Essa é a proposta do doutor em Geografia e professor do Instituto de Ciências Humanas, da Universidade de Brasília (IH/UnB), Everaldo Batista da Costa em seu novo livro “Cidades da Patrimonialização Global”.

Pesquisador do assunto e colaborador atuante na produção de obras sobre a temática da patrimonialização, Batista da Costa lança sua obra mais recente nesta terça-feira (26), às 18h, no Auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB).

No livro, o professor propõe conceitos e metodologias inéditas que relacionam planejamento urbano e políticas de patrimônio cultural. Ações de especulação de terra, cultura urbana e outras nuances que interferem no discurso oficial sobre patrimonialização são consideradas pelo autor na construção de suas ideias.

Mesmo optando por uma metodologia que dialoga com conceitos filosóficos de pensadores renomados como Hebert Marcuse, Theodor Adorno e Walter Benjamin, Batista da Costa faz análises de casos práticos. Cidades mineiras chanceladas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por exemplo, são utilizadas para ilustrar e conduzir argumentos apresentados no livro.

Para o também professor de Geografia Francisco Capuano Scarlato, as contribuições teórica e metodológica da obra são suficientemente originais para classificá-la como um “importante marco entre as pesquisas sobre a natureza do espaço urbano e a sua patrimonialização”.

Coquetel de Lançamento do Livro Cidades da Patrimonialização Global
Autor Professor Everaldo Batista da Costa
26 de maio, às 18h.
Auditório do Centro de Excelência em Turismo / CET-UnB.