POLÍTICA CIENTÍFICA

Pelo menos cinco editais oferecem oportunidades para pesquisadores da UnB e de outras instituições locais

 

Tratamentos para doenças negligenciadas, sustentabilidade urbana e uso do nitrogênio na agricultura são algumas das áreas de projetos que vão receber apoio de convênios entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e instituições internacionais. As seleções para financiamento recebem propostas até julho. As parcerias firmadas também destinam recursos para a realização de workshops e a capacitação de pesquisadores em redação científica em língua estrangeira.

 

“Essas são boas oportunidades para o intercâmbio e para a internacionalização de nossas pesquisas”, avalia o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, Jaime Santana. “A capacitação em redação científica, por exemplo, pode ser determinante para aceitação e publicação dos trabalhos”, completa.

 

Os editais abertos são resultados de parcerias que envolvem a FAPDF e entidades como o Conselho Britânico e o Fundo Newton. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também apoiam as atividades propostas.

 

Ilustração: Ana Grilo/UnB Agência

 

OUTROS EDITAIS – A FAPDF lançou outras três seleções destinadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, à organização e à participação em eventos científicos. O volume global dos recursos próprios da fundação para o apoio dessas atividades passa dos R$ 10 milhões.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.