SUSTENTABILIDADE

Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB compara arquitetura nova e antiga de Brasília

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

Foram dois anos de pesquisa para a arquiteta Ana Ceres Belmont concluir que a arquitetura dos prédios do Noroeste – um dos mais novos bairros residenciais de Brasília – pode levar a um maior consumo de energia se comparada com aquela construída nos primeiros anos da capital.

 

"Mesmo com a promessa de serem sustentáveis, o que a gente viu foi que os edifícios mais novos são menos eficientes", diz a pesquisadora.

 

Entre os motivos, ela cita as fachadas dos prédios e a divisão dos espaços internos. “Eles têm muito vidro e reúnem 4 a 6 apartamentos por andar. Por não serem vazados – com janelas dos dois lados –, os apartamentos perdem ventilação e iluminação natural."

 

Sob orientação da professora Claudia Amorim, a dissertação Eficiência energética de edificações residenciais em Brasília: uma comparação entre as Superquadras do Plano Piloto e o Setor Noroeste foi defendida no ano passado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

 

O trabalho, segundo a autora, compara prédios residenciais do Noroeste com os das Superquadras do Plano Piloto.

 

Para Ana Ceres, a questão da eficiência energética não recebe a atenção que deveria na hora de construir, mesmo com as recorrentes crises no setor.

 

"A análise técnica pode mostrar como é possível economizar energia nas edificações sem perda do conforto ambiental", destaca.



Ana Ceres Belmont: "A arquitetura mais antiga se preocupava com a funcionalidade". Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

CERTIFICAÇÃO – Além de medidas para economia de água, Ana Ceres explica que a pesquisa considera fatores como iluminação e ventilação natural. Outros aspectos observados são consumo de energia pelo sistema de iluminação e por aparelhos de ar condicionado.

 

"As edificações foram analisadas segundo normas criadas em 2011. Até então, apenas era avaliada a eficiência de eletrodomésticos", diz a pesquisadora, em referência ao Selo Procel Edifica.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.