O uso de dispositivos que podem salvar a vida de trabalhadores passou a ser regulamentado este ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os Rops – sigla em inglês para Estruturas de Proteção Contra Impactos de Capotagem – são equipamentos instalados para aumentar a segurança de cabines de caminhonetes e outros veículos utilizados em atividades de mineração. A regulamentação no país ocorreu após trabalho de pesquisa que envolveu cientistas da Faculdade UnB Gama (FGA) e da Faculdade de Tecnologia (FT) e foi submetido aos órgãos de trânsito.
Desenvolvidas a partir de convênio com a Companhia Vale do Rio Doce, as pesquisas da UnB consistiam na criação de protótipos de Rops de uso interno e externo e em testes para avaliar a resistência dos aparatos. Durante os estudos, carros foram capotados e máquinas fizeram pressão sobre as peças de proteção fabricadas em aço. “Além de resistir aos impactos, os Rops diminuíram o número de capotagens das caminhonetes”, afirma o diretor da FGA, Alessandro Borges, um dos coordenadores da pesquisa.
A resolução do Contran prevê a instalação dos Rops apenas em veículos utilizados em atividades de mineração – subterrânea e a céu aberto –, de beneficiamento e pesquisa mineral. A instalação não é obrigatória, mas deve atender as especificações determinadas pelo conselho. “Além da segurança, que é o mais importante, esses dispositivos impedem prejuízos econômicos, como uma possível paralisação de vias de minas em exploração, quando acontece um acidente com perdas de vidas”, ressalta Alessandro Borges.
Assista aqui ao vídeo da capotagem em câmera lenta
Assista aqui ao vídeo da capotagem com zoom
RECONHECIMENTO – A UnB é hoje referência nacional em engenharia automotiva. Além de corpo técnico formado em sua totalidade por doutores e pós-doutores, o campus do Gama dispõe de laboratórios credenciados pelo Inmetro e de centro de inspeção veicular. A FT, em parceria com a Finatec, conta com unidade para homologar a criação de veículos.
Foi essa condição de excelência que permitiu o desenvolvimento do projeto dos Rops. O trabalho científico com as estruturas de segurança conquistou prêmio no Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado há dois meses em São Paulo. Os estudos já haviam sido apresentados, em 2013, na Holanda, durante congresso mundial do setor (FISITA).
As pesquisas sobre os Rops contaram com a contribuição de estudantes bolsistas e dos professores da FGA Henrique Moura, Lucival Malcher, Maria Alzira de Araújo Nunes e Rita de Cássia Silva. Da FT, os docentes participantes foram Carlos Gurgel, também coordenador das pesquisas, Cosme Moreira da Silva, Mario Olavo Magno de Carvalho.