PESQUISA

Mercedes Bustamante, do IB, também integra grupo de pesquisadores que recentemente publicou artigo na Science

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

A professora do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB), Mercedes Bustamante, foi eleita membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A escolha foi no início deste mês e os 24 titulares e dez correspondentes eleitos tomarão posse em maio de 2015.

Com doutorado em Geobotânica pela Universidade de Trier, na Alemanha, a professora associada da Universidade de Brasília atua, principalmente, em áreas que envolvem temáticas sobre cerrado, mudanças ambientais globais e uso da terra.

“Ao longo dos 21 anos que estou na UnB, construímos uma rede de colaboração com alunos, professores e pesquisadores de várias instituições e o mérito da indicação faz parte dessa trajetória de participação de várias pessoas”, lembra Bustamante.

A pesquisadora ressalta a satisfação de ver a área de Ecologia representada na ABC, uma vez que muitos desafios atuais da ciência estão relacionados à questão ambiental e à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Na visão da professora Mercedes Bustamante, a Academia Brasileira de Ciências tem o papel de colocar o conhecimento científico a serviço das políticas públicas e do enfrentamento dos grandes desafios da sociedade.

“Especificamente para a UnB, a escolha chancela com um selo de qualidade a formação acadêmica que oferecemos, com a possibilidade de dar ainda mais visibilidade à produção da instituição”, pondera.

A indicação à Academia Brasileira de Ciências é feita por membro titular da própria ABC e depois votada pelos representantes, em várias etapas de escolha.

Os membros titulares são cientistas radicados no território brasileiro há mais de dez anos e os correspondentes são radicados no exterior por igual período, ambos com destacada atuação e reconhecido mérito científico no Brasil.

Confira a lista dos membros eleitos pela Academia Brasileira de Ciências

PESQUISA – Em novembro, uma equipe de 16 pesquisadores brasileiros e britânicos publicaram artigo na revista científica Science, uma das mais prestigiadas na área. O intuito foi alertar sobre as potenciais consequências que algumas propostas em debate no Congresso Nacional podem representar aos ecossistemas brasileiros.

O PL 3682/2012, por exemplo, prevê a abertura de 10% das áreas de proteção integral para a mineração, além da proibição de novas unidades de conservação em áreas de alto potencial hidrelétrico ou mineral.

De acordo com o estudo, as áreas de proteção integral – como parques nacionais, reservas biológicas, refúgios de vida silvestre e outros – com interesse registrado para a mineração somam mais de 34 mil km², o equivalente ao tamanho da Suíça.

Estação Ecológica do Jari, divisa entre Pará e Amapá, com sobreposição de pedidos de mineração em 73% de sua área. Foto: Luke Parry

Além disso, 28% das terras indígenas brasileiras têm sobreposição com áreas de interesse de mineração, alcançando 281 mil km², extensão maior que o Reino Unido.

Os pesquisadores defendem que a rede de áreas protegidas desempenha um importante papel na conservação dos ecossistemas brasileiros e suas funções ecológicas, base de serviços ambientais e essenciais para o bem-estar humano.

Também afirmam que os efeitos dos grandes projetos de desenvolvimento são diretos, indiretos e cumulativos e que as políticas de mitigação ambiental, muitas vezes, são mal concebidas.

"O propósito da análise não é dizer que o Brasil não deva se desenvolver e se beneficiar de seus recursos naturais abundantes, mas, sim, que não podemos ameaçar nossa reputação [ambiental internacional] de sucesso e liderança em favor de projetos de desenvolvimento mal planejados, que deixam um longo legado de danos ambientais. É possível gerenciar o nosso desenvolvimento de forma mais sustentável", afirma a pesquisadora da Embrapa e primeira autora do estudo, Joice Ferreira, doutora em Ecologia pela UnB.

O grupo solicita ao governo brasileiro que as iniciativas de desenvolvimento façam parte de uma discussão mais ampla, que envolva a sociedade e englobe uma análise mais abrangente, socialmente inclusiva e de longo prazo, com alternativas que considerem aspectos ambientais e sociais, incluindo os direitos dos povos tradicionais e indígenas.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.