FAC

Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe, da ex-aluna Vanessa Negrini, é o primeiro livro do gênero escrito por uma bacharela da área

Formada na primeira turma da graduação em Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília, Vanessa Negrini apresenta nesta sexta-feira (5), às 19h, no Carpe Diem (104 Sul), o livro Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe.

O curso da Faculdade de Comunicação da UnB é a primeira graduação neste campo no Brasil. E a publicação, a primeira do gênero escrita por uma bacharela da área. Vanessa teve orientação da professora da UnB Janara Sousa no trabalho de conclusão de curso, o qual deu origem ao livro.

A obra é indicada a quem deseja compreender melhor o fenômeno da comunicação no contexto das organizações ou conhecer mais sobre a cultura organizacional dos delegados de Polícia Federal, categoria que serviu de base para o estudo de caso da obra. Ao longo de quase dois anos de trabalho, foram analisados mais de 500 documentos históricos e realizadas dezenas de entrevistas para balizar a pesquisa.

Nos capítulos introdutórios, a autora realiza uma revisão bibliográfica para compreensão dos temas comunicação organizacional e associativismo. Faz, ainda, uma análise dos desafios encontrados para consolidação do primeiro curso de graduação em Comunicação Organizacional do Brasil, na Universidade de Brasília.

Em seguida, empreende um mergulho na cultura organizacional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. A trajetória desta entidade de classe permite vislumbrar a evolução da comunicação organizacional e do sindicalismo no país, ao longo das últimas quatro décadas.

Segundo Janara Sousa, que também apresenta a obra, “ler este livro é fundamental para compreender não só a comunicação e as organizações classistas, mas, sobretudo, para conhecer melhor o Brasil a partir da dinâmica das suas organizações”. Para a professora, o trabalho “fortalece um debate quase esquecido na Academia” e “desperta o desejo de compreender melhor os meandros dessa comunicação que foi ganhando um importante papel político dentre das associações de classe”.

A autora destaca que o livro presta uma homenagem aos professores de Comunicação Organizacional, que assumiram o desafio de consolidar o novo curso com a participação efetiva dos alunos, dentro do mais autêntico espírito da “pedagogia da autonomia”, defendida pelo educador Paulo Freire. Aprovada na última seleção para o mestrado em Comunicação, na linha de pesquisa Políticas de Comunicação, Vanessa Negrini continuará vinculada à FAC/UnB em novos projetos.

O livro já se encontra à venda na página da Editora Baraúna e nos sites das grandes livrarias, em versão impressa e e-book. Na UnB, após o lançamento, poderá ser adquirido na Livraria do Chiquinho. Também serão doados vinte exemplares à Biblioteca da Universidade de Brasília, os quais ficarão disponíveis para empréstimo à toda comunidade acadêmica.