RECONHECIMENTO

Rafael Gontijo e Sara Malvar, do curso de Engenharia Mecânica, conquistaram o prêmio nas categorias doutorado e graduação

O aluno de doutorado Rafael Gabler Gontijo e a mestranda Sara Malvar Mauá, ambos de Engenharia Mecânica, da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB), foram agraciados com o Prêmio de Pesquisa da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas- ABCM e EMBRAER de melhor tese de doutorado e melhor trabalho de conclusão de curso de graduação, respectivamente. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional de Ciências Térmicas, em Belém no Pará, em novembro.

Aluna do curso de Engenharia Elétrica da UnB, Sara Malvar foi desenvolveu um projeto interdisciplinar na área de Engenharia Mecânica. Com ele, conquistou não só o prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso, mas também o melhor trabalho da grande área de Ciências Exatas no Congresso de Iniciação Científica da UnB 2014. O título foi: “Dinâmica de Bolhas em Meio Magnético: Formulação, Modelagem e Controle”.

Francisco Ricardo, docente da Faculdade de Tecnologia e pesquisador do CNPq, foi orientador dos dois trabalhos vencedores. Ele explica que ambos têm forte caráter interdisciplinar e envolvem a área de nanociências e nanotecnologia. No trabalho da Sara, investiga-se como efeitos magnéticos podem mudar o cenário de cavitação de bolhas. Fenômeno este relacionado com a formação de bolhas de gás-vapor devido a redução da pressão do líquido durante seu movimento.

Rafael Gontijo, Francisco Ricardo e Sara Mauá. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Com a pesquisa, tenta-se controlar essa cavitação monitorando um campo magnético atuando no sistema, no sentido de evitar o colapso das bolhas que produzem um alto nível de ruídos e desgastes das pás de rotores de turbinas hidráulicas usadas na geração de energia elétrica.

Financiada pelo CNPq, a tese de Rafael Gabler recebeu o título de “Micromecânica e Microhidrodinâmica de Suspensões Magnéticas”. Trata-se de estudo feito através de simulação numérica do movimento de partículas magnéticas em suspensão em um líquido base para caracterizar quantidades de controle como a magnetização desses fluídos complexos.

O aluno explica que a magnetização é uma propriedade da maior relevância já que está associada com a resposta do material magnético a aplicação de um campo. Quanto maior a magnetização do material, mais rápido ele responde a ação de um campo magnético externo. Em muitas aplicações práticas, tanto industriais como biomédicas, o controle da magnetização é a chave para uma monitoração rápida do sistema sob ação de um campo magnético.

“O prêmio foi de grande importância para mostrarmos as nossas pesquisas e também divulgar o trabalho da UnB”, conta Rafael.

Sara também comemora as duas conquistas que alcançou com o seu trabalho. “Esses prêmios motivam quem está começando”, conta. “Hoje em dia, a interdisciplinaridade é muito prezada. A universidade oferece várias ferramentas para trabalhos de cursos diferentes e áreas diferentes” completa a aluna.

Rafael Gontijo atualmente é professor adjunto na área de Mecânica dos Fluidos do curso de Engenharia Mecânica da UnB. Sara também é professora da disciplina Fenômeno de Transportes, da Engenharia Elétrica. Os dois ainda fazem parte do grupo de pesquisa VORTEX-ENM-UnB, coordenado pelo professor Francisco Ricardo.

O docente ressalta que a premiação de dois projetos ao mesmo tempo, sendo um de graduação e outro de pós-graduação, é também resultado do forte vínculo que existe entre os alunos no grupo VORTEX. Segundo ele, essa integração vem ajudando a despertar o espírito científico e o interesse dos alunos pela pesquisa interdisciplinar na área de Mecânica dos Fluidos desde a iniciação científica.

“A maioria de nossos alunos de pós-graduação passou pela iniciação científica e, na sequência dessa formação acadêmica, chega ao doutorado com um excelente potencial científico e independência para desenvolver pesquisas originais e inovadoras” conta o professor.