Incentivar a pesquisa científica, identificar talentos e aproximar os estudantes do tripé pesquisa, ensino e extensão estão entre os objetivos do 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF. A abertura do evento será às 14h desta segunda (3), no Anf. 9. O encerramento será no dia 12, com a realização da cerimônia de premiação.
No evento, serão apresentados cerca de dois mil trabalhos de alunos da graduação e do Ensino Médio, desenvolvidos no âmbito de quatro instituições de ensino superior – Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Centro Universitário do Distrito Federal. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira (3) e a exposição dos trabalhos ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro na UnB.
As pesquisas contemplam todas as grandes áreas do conhecimento e foram desenvolvidas pelos estudantes entre agosto de 2013 e julho de 2014, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, que compreende os editais PIBIC, PIBITI e PIBIC nas Ações Afirmativas e PIBIC-Ensino Médio. Os trabalhos de graduação serão avaliados por uma comissão de especialistas e concorrem ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica, voltado ao melhor trabalho nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida, além de menções honrosas.
A pesquisa é uma etapa significativa para a formação acadêmica do estudante e também para a sociedade, segundo a professora Heloisa Salles, diretora de Fomento à Iniciação Científica da UnB. “O acesso dos alunos do Ensino Médio e da graduação ao funcionamento dos processos e dos métodos de pesquisa é uma oportunidade de conhecer, identificar e participar das atividades de pesquisa desenvolvidas pelas instituições de ensino e ainda dialogar com redes de conhecimento nacionais e internacionais”, revela a diretora. Ela completa que muitos estudantes que participam de programas de iniciação científica seguem para a pós-graduação ou chegam ao mercado de trabalho com mais segurança e conhecimento de temas relacionados à tecnologia e à inovação, por exemplo.
Neste ano, o tema do congresso é “Conhecimento para a Cultura de Paz”. A ideia é mostrar que a educação pode funcionar como instrumento de diálogo pela paz em todo o mundo. “Nós queremos demonstrar que a pesquisa científica pode fortalecer a união dos países em prol de soluções que promovam a paz, a solidariedade e a união entre os povos”, afirma a professora Heloisa Salles.
CERIMÔNIA DE ABERTURA – Uma mesa com os reitores das instituições de ensino superior e a peça de teatro “Pedra sobre Pedra” abrem o 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 11º Congresso de Iniciação Científica do DF. A apresentação teatral, de autoria do dramaturgo africano Gustave Akakpo, é inspirada na história real da nigeriana Amina Lawal, condenada pela Justiça do seu país a ser apedrejada até a morte, por ter tido uma filha fora do casamento.
Serviço
- Cerimônia de Abertura - 03/11, às 14h30, no Anf. 09 ICC Sul - UnB
- Apresentação de Pôsteres - 04/11 a 06/11, no Centro Comunitário Athos Bulcão
- Cerimônia de Premiação - 12/11, no Anf. 09 ICC Sul - UnB