INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Congresso reúne cerca de dois mil trabalhos de alunos da graduação e do Ensino Médio

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Incentivar a pesquisa científica, identificar talentos e aproximar os estudantes do tripé pesquisa, ensino e extensão estão entre os objetivos do 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF. A abertura do evento será às 14h desta segunda (3), no Anf. 9. O encerramento será no dia 12, com a realização da cerimônia de premiação.

 

No evento, serão apresentados cerca de dois mil trabalhos de alunos da graduação e do Ensino Médio, desenvolvidos no âmbito de quatro instituições de ensino superior – Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Centro Universitário do Distrito Federal. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira (3) e a exposição dos trabalhos ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro na UnB.

 

As pesquisas contemplam todas as grandes áreas do conhecimento e foram desenvolvidas pelos estudantes entre agosto de 2013 e julho de 2014, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, que compreende os editais PIBIC, PIBITI e PIBIC nas Ações Afirmativas e PIBIC-Ensino Médio. Os trabalhos de graduação serão avaliados por uma comissão de especialistas e concorrem ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica, voltado ao melhor trabalho nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida, além de menções honrosas.

 

A pesquisa é uma etapa significativa para a formação acadêmica do estudante e também para a sociedade, segundo a professora Heloisa Salles, diretora de Fomento à Iniciação Científica da UnB. “O acesso dos alunos do Ensino Médio e da graduação ao funcionamento dos processos e dos métodos de pesquisa é uma oportunidade de conhecer, identificar e participar das atividades de pesquisa desenvolvidas pelas instituições de ensino e ainda dialogar com redes de conhecimento nacionais e internacionais”, revela a diretora. Ela completa que muitos estudantes que participam de programas de iniciação científica seguem para a pós-graduação ou chegam ao mercado de trabalho com mais segurança e conhecimento de temas relacionados à tecnologia e à inovação, por exemplo.

 

Neste ano, o tema do congresso é “Conhecimento para a Cultura de Paz”. A ideia é mostrar que a educação pode funcionar como instrumento de diálogo pela paz em todo o mundo. “Nós queremos demonstrar que a pesquisa científica pode fortalecer a união dos países em prol de soluções que promovam a paz, a solidariedade e a união entre os povos”, afirma a professora Heloisa Salles.

Foto: Rodrigo Dalcin/UnB Agência

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA – Uma mesa com os reitores das instituições de ensino superior e a peça de teatro “Pedra sobre Pedra” abrem o 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 11º Congresso de Iniciação Científica do DF. A apresentação teatral, de autoria do dramaturgo africano Gustave Akakpo, é inspirada na história real da nigeriana Amina Lawal, condenada pela Justiça do seu país a ser apedrejada até a morte, por ter tido uma filha fora do casamento.

 

Serviço

- Cerimônia de Abertura - 03/11, às 14h30, no Anf. 09 ICC Sul - UnB

 

- Apresentação de Pôsteres - 04/11 a 06/11, no Centro Comunitário Athos Bulcão

 

- Cerimônia de Premiação - 12/11, no Anf. 09 ICC Sul - UnB

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.