PÓS-GRADUAÇÃO

Evento reúne professores, alunos e pesquisadores de quatro universidades federais

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

O papel da universidade na promoção e fortalecimento dos direitos humanos, os desafios e perspectivas dos estudos na área e as experiências de projetos acadêmicos envolvendo a temática estão sendo discutidos, nesta segunda-feira (10), no Seminário Pesquisa em Direitos Humanos, realizado na Universidade de Brasília.

Promovida pelo programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPDGH/UnB) e pelo Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos (NEP/UnB), a iniciativa conta com a participação de professores, pesquisadores e alunos da UnB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Goiás (UFG), todas com programas de pós-graduação voltados especificamente aos estudos interdisciplinares em direitos humanos.

Na cerimônia de abertura do evento, a coordenadora do PPDGH/UnB, Nair Heloisa Bicalho, destacou que o intuito do encontro é apresentar trabalhos, discutir desafios e planejar as próximas ações dos programas de pós-graduação em direitos humanos no Brasil, fortalecendo a integração e ampliando a pesquisa e as parcerias acadêmicas na área. De acordo com a professora, “a universidade tem o papel de agregar os diferentes atores sociais e ser propulsora da criação de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira”.

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP/UnB), Jaime Santana, reitera que a temática dos direitos humanos é um dos fundamentos da civilidade, da cidadania e o caminho para a sociedade encontrar a paz. “A troca de ideias, o levantamento de dados e as pesquisas acadêmicas são imprescindíveis para as conquistas na área”, reforça.

A primeira conferência do dia foi ministrada pelo professor José Geraldo de Sousa Junior (PPGDH/CEAM/UnB), com o tema “Universidade e Direitos Humanos”. Para ele, a universidade não pode estar distante do mundo e precisa desenvolver seus pensamentos teóricos combinados à ação política na sociedade. “O conhecimento universitário tem que contemplar o diálogo entre os saberes e a sociedade para que ele possa cumprir sua função emancipatória. Os programas interdisciplinares em direitos humanos possuem, em sua essência, a visão da pesquisa, do ensino e da extensão como bases transformadoras das estruturas injustas e desiguais da sociedade”, completa.

Outras informações sobre o Seminário de Pesquisa em Direitos Humanos na Pós-Graduação