LANÇAMENTO

Docente da FAC aborda expansão do jornalismo tradicional televisivo para o ciberespaço

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

A expansão da web como meio de comunicação fez com que canais de televisão abertos se reconfigurassem para captar a atenção dos internautas. dentre as mudanças está o telejornalismo estendendo sua ação comunicativa ao publicar seu conteúdo para o ciberespaço. Esta é a análise que a professora Letícia Renault fez em seu doutorado, defendido em 2013. O resultado do trabalho foi publicado no recém lançado livro Webtelejornalismo.

 

Letícia reconhece que o tema se impôs como uma responsabilidade. “Investigar essa expansão se impôs como consequência natural para uma profissional do jornalismo, agora professora e pesquisadora, preocupada em dotar seus alunos de competências e capacidade crítica para fazer telejornalismo de excelência e responsabilidade no século XXI”, explica.

 

Organizado em cinco capítulos, o trabalho aborda o fenômeno recente do webtelejornalismo e relata nova forma de produção de conteúdos jornalísticos audiovisuais associados à linguagem hipermídia que se fortaleceu e ganhou novos espaços.

 

Letícia evidencia ainda que esta pesquisa é de suma importância para quem quer fazer jornalismo de excelência na atualidade, principalmente a serviço da sociedade conectada em rede. “A internet elevou a linguagem audiovisual a um domínio público jamais alcançado”, enfatiza.

 

Letícia Renault é professora na Faculdade de Comunicação (FAC/UnB), Doutora em Comunicação na mesma instituição. Mestre e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

A professora e jornalista também escreveu o livro Comunicação e Política nos Canais de Televisão do Poder Legislativo no Brasil. Pioneira no Brasil, a pesquisa investiga a potencialidade de comunicação e acesso público à informação oferecida pelos canais de televisão operados pelo Poder Legislativo a partir de 1995, com a lei da Cabodifusão.

 

SERVIÇO

WEBTELEJORNALISMO – O telejornalismo na WEB

Editora E-Papers. 249 páginas.

Preço: R$ 38
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