PESQUISA

Pesquisa prevê o uso de nanotecnologia para o desenvolvimento de colírios mais eficientes

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

A professora do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Taís Gratieri recebeu o Prêmio Para Mulheres na Ciência ABC-L'Oréal-Unesco 2013. O projeto da pesquisadora demonstra como os nanossistemas podem ser usados para o tratamento de patologias oculares. A bolsa é uma forma de incentivar mulheres a ocuparem mais espaço nos centros de pesquisa em ciências. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 23 de outubro, no Rio de Janeiro.

 

O projeto visa a desenvolver uma terapia inovadora para o tratamento de doenças oculares infecciosas. A proposta será baseada na avaliação da aplicação de iontoforese, técnica que usa corrente elétrica de baixa intensidade para aumentar a penetração de fármacos nos tecidos biológicos, e no uso de nanotecnologia para aumentar a eficácia do tratamento. “Nosso olho naturalmente comporta um volume muito pequeno da fórmula, então esse nanossistema é mucoadesivo, ele fica em contato com o olho mais tempo”, explica a pesquisadora.

 

Em termos práticos, os colírios produzidos com essa tecnologia irão permitir uma maior absorção do componente pelo olho, tornando o tratamento mais eficaz. A professora ressalta que os nanossistemas também poderiam ser empregados no tratamento de infecções na pele, nas unhas ou sistêmicas.

 

Para Gratieri, o prêmio dá visibilidade e reconhecimento, resultando em mais recursos para o aperfeiçoamento da infraestrutura do curso de Farmácia. “Espero que o prêmio leve reconhecimento para o nosso grupo de pesquisa e desperte o interesse das empresas para as parcerias que podemos fazer, a fim de contribuir para levar novos produtos ao mercado”, completa.

 

O grupo de pesquisa Tecnologia de Alimentos e Medicamentos, que atua na área de Tecnologia Farmacêutica e Cosmetologia, do qual a professora faz parte, patenteou os nanossistemas lipídicos contendo o antifúngico, o voriconazol. O projeto também conta com o apoio do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.