EXPLIQUE SUA TESE

Estudo com turma de ensino superior avalia o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula

A tese de doutorado Estudo controlado da efetividade de um instrumento que acopla aprendizagem ativa e tecnologia, de Gyzelle Pereira Vilhena, aborda experimento sobre o uso de ferramentas tecnológicas no âmbito de sala de aula.

Realizado com alunos de Farmácia em instituição privada, o trabalho teve orientação de Alexis Fonseca Welker e foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia em Saúde.

A pesquisadora Gyzelle Vilhena dividiu uma turma de ensino superior de 50 alunos em dois grupos. O primeiro teve aulas tradicionais e o segundo grupo teria de apresentar o conteúdo com o auxílio de um recurso, como vídeo.

Na análise restrita, constatou-se que os estudantes do segundo grupo obtiveram maior motivação pela busca do conhecimento. Além disso, eles apresentaram notas melhores do grupo que não participou da inserção das tecnologias.

Outro fator apontado é como o docente aplica a didática na sala de aula, fazendo o uso ou não de tais ferramentas.

O estudo foi tema do programa Explique sua tese, da UnB TV, que mostra trabalhos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília.

As entrevistas permitem que os pesquisadores exponham os principais pontos dos seus estudos ao público, de forma didática, mostrando como a produção científica da academia pode ter influência no cotidiano das pessoas.