TRANSPORTE

Evento, realizado em parceira com a Câmara dos Deputados, reunirá especialistas de vários países. Programação inicia nesta segunda-feira (20)

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

A Câmara dos Deputados sediará entre os dias 20 e 23 de outubro, no auditório Nereu Ramos, o II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidade para Cidades Sustentáveis. O evento é uma iniciativa Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da Universidade de Brasília, em parceria com a Câmara dos Deputados.

 

Organizado pelo corpo de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Transportes da UnB (PPGT), o evento acontece desde 2006, inicialmente como uma atividade interna do programa, denominada “Semana Temática em Transportes”, posteriormente transformado em “workshop”.

 

Durante esses anos de realizações, o evento tomou corpo, tornando-se permanente, consequência da importância, crescimento e repercussão dos temas selecionados, dos debates realizados e dos resultados finais apresentados.

 

Em 2013, a atividade foi transformada em Seminário Internacional, ocorrendo uma adequação para a dimensão do evento, e, consequentemente, as discussões acadêmico-científicas.

 

O encontro anual, de caráter científico, é um espaço fundamental para as discussões de temas contemporâneos relacionados à área e para a divulgação das pesquisas realizadas no PPGT/UnB.

 

Procura-se, nas discussões, envolver temas atuais de interesse dos pesquisadores, especialistas, autoridades e personalidades nacionais e internacionais das instituições públicas e privadas que possibilitem as discussões de novas ideias e visões para o fomento dos debates sobre os transportes.

 

Em 2014, o tema escolhido “Mobilidade para Cidades Sustentáveis” é preocupação de inúmeros países, pois focaliza as consequências dos problemas ambientais, sociais e econômicos que o uso do automóvel vem provocando.

 

“As discussões giram em torno de alternativas para a mitigação das externalidades negativas dos transportes como os efeitos da poluição, acidentes de transporte, congestionamentos”, explica o professor José Augusto Fortes, coordenador da iniciativa.

 

O evento promoverá ainda a discussão das principais questões teóricas e empíricas referentes ao planejamento, organização, governança, financiamento e tecnologias para a mobilidade nas cidades, de forma a propiciar a melhoria da qualidade de vida da população. Também serão colocadas em pauta políticas nacionais e internacionais referentes ao tema, de forma a promover o conhecimento de experiências sobre a mobilidade urbana e as soluções para a acessibilidade sustentável nos principais centros mundiais.

 

Entre os assuntos que serão abordados durante o seminário, estão:

 

  • Mobilidade e bem estar coletivo
  • As mudanças de comportamento para a mobilidade e a gestão urbana;
  • A cidade como espaço público;
  • Tecnologias para os transportes urbanos;
  • Governança no setor de transportes e as políticas públicas de mobilidade;
  • Financiamento da mobilidade urbana;
  • Conselhos de transportes e controle social;

 

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Participarão dos painéis de exposição técnicos do governo federal, dos governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, pesquisadores dos segmentos de transporte de vários países, além de diversas autoridades com interesse na temática.

 

CONHEÇA ALGUNS DOS PALESTRANTES:

 

RAUL JUSTE LORES

Formado em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (Unisantos/SP). Fez curso de edição na Universidade de Navarra, na Espanha. Exerceu o cargo de editor da sessão Mercado e do blog Cidades Globais. Atualmente é correspondente do jornal Folha de São Paulo em New York (Estados Unidos) onde também colabora com outras publicações, como Foreign Policy, de Washington (Estados Unidos).

 

PROF. PHD. NICK TYLER

Diretor do Centro UCL CRUCIBLE, professor na faculdade de engenharia civil e chefe do departamento de engenharia civil e ambiental na Universidade de Londres (UCL). Seu portfólio de pesquisa passa de 20 milhões de libras justamente a Conselhos de Pesquisa, indústria e governo. Desenvolveu uma linha inovadora de pesquisa sobre avaliação de ambientes construídos e a medida de seus impactos na sociedade.

 

PROF. DR. NUNO COSTA

Doutor em Geografia Humana e Mestre em Geografia Humana e Planejamento Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor profissionalizado pela Faculdade de Letras e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atua como Professor Auxiliar e Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

 

DR. JOHANNES SCHLAICH

PhD pela Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Stuttgart. Foi pesquisador e professor no Departamento de Planejamento de Transportes e Engenharia de Tráfego da Universidade de Stuttgart. MBA em Negócios Internacionais pela Universidade de Southern Queensland. Graduação em Engenharia Civil com ênfase em Planejamento de Transportes. Diretor do PTV Visum Product Management & Services. Foi gerente de projetos de modelagem em transportes e de gerenciamento de tráfego.

 

PROFª DRª ERIKA CRISTINE KNEIB

Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Pesquisa temas relacionados à mobilidade urbana; planejamento urbano e de transportes; centralidades urbanas; transporte coletivo; acessibilidade; polos geradores de viagens e análise espacial. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT.

 

RAUL DE BONIS ALMEIDA SIMÕES

Graduado em Engenharia Civil, Especialidade Transportes (1972); Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, ênfase em Transportes, pela COPPE/UFRJ (1973); Diplôme d Etudes Approfondies DEA pela Université Paris Val de Marne(1981); Dsc. em Geografia Humana pela Université Paris I Panthéon Sorbonne (1983). Em 1996 obteve Diploma de Especialização em Políticas Públicas e Governo junto à UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ desde 1998, foi Secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro em duas ocasiões 1999 e 2002; Secretário de Infraestrutura de Transportes e de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes entre 2003 e 2004 e Diretor de Planejamento Orçamentário e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU/Ministério das Cidades – entre 2004 e 2011. Experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase Planejamento e Organização. Atua especialmente nos seguintes domínios: transporte, transporte urbano e regional, transporte ferroviário e transporte e desenvolvimento.

 

PROF. DR. EDUARDO BEIRA

Professor Auxiliar na Universidade do Minho com diversos artigos publicados em eventos e revistas. Possui também livros e produção técnica. Atua na área de tecnologias e sistemas de informação e no desenvolvimento regional periférico. É licenciado em engenharia química pela Universidade do Porto, foi docente, investigador universitário, empresário e gestor profissional de empresas industriais e de serviços.

 

PROFA. DRA. ADRIANA JAKOVCEVIC

Doutora em Psicologia pela Universidade Nacional de Córdoba e licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Pesquisadora na Diretoria Geral de Mobilidade Sustentável da Secretaria de Transportes do Governo da Cidade de Buenos Aires. Professora Regular na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires(UBA). Pesquisadora da Universidade Aberta Interamericana.

 

JEAN MARC OFFNER

Engenheiro Urbanista e Político. Diretor da unidade mista de pesquisa do Laboratório de Técnicas, Territórios e Sociedades CNRS e ENPC da Universitdade de Marne-la-Vallée, França. Foi diretor de pesquisa no Instituto Nacional de pesquisas sobre Transportes e sua Segurança (INRETS) da França. É professor da École Nationale des Ponts et Chaussées e do Institut d’Etudes Politiques de Paris. É redator chefe da revista Flux - Cahiers scientifiques internationaux Réseaux et Territoires e membro dos comitês de redação da Métropolis et d’Urbanisme.

 

FRANCESCA MEDDA

Diretora do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Quantitativa de Economia Espacial (QASER) da Universidade de Londres (UCL). Professora de Economia Aplicada e Finanças da Universidade de Londres (UCL). Atua como assessora econômica do Ministério do Ambiente e Agricultura (DEFRA) do Reino Unido e do Ministério das Finanças (HM Treasury). Já trabalhou e trabalha ativamente com o setor privado e público, incluindo o Banco Europeu de Investimento, o Banco Mundial, UNESCO, UN-Habitat, WILLIS Re, HALCROW e UITP. É co-investigadora dos R $ 6,2 milhões do Programa EPSRC "cidades habitáveis" e R $ 5,8 milhões de subvenção "Novos Negócios para Investimentos em Infraestrutura".

 

JOSÉ RICARDO MARAR

PhD em regulação de transportes pela Universidade de Londres (UCL). Pesquisador convidado dos Institutos de Direito dos Transportes da Universidade de Estocolmo e do Conservatório de Artes e Ofício de Paris e Rouen (CNAM). Mestre em transportes urbanos pela Universidade de Brasília (UnB). Diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística da FIESP (DEINFRA), pós doutorando e coordenador do programa de pesquisa em mobilidade urbana e regulação de transportes públicos da Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade de Londres.

 

LUÍS CARLOS SANTANA MONTENEGRO

Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Planejamento, Gestão e Operações em Corredores de Transporte, em Portos, Marketing e em Regulação de Transportes Terrestres pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo. Especialista em Regulação de Transportes Terrestres da ANTT desde 2002. Foi Diretor de Sistemas e Informações Portuárias da Secretaria dos Portos (SEP), presidente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Pará e responsável pelo Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP e pelos projetos de Tecnologia Portuária do Governo Federal, como Porto sem Papel, Cadeia Logística Inteligente e VTMIS.

 

MARCOS VINICIUS DA SILVA

Mestrado em Prevenção da Violência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Gestão de Projetos Estratégicos pela Fundação João Pinheiro. Formado no curso de extensão para Educadores de Trânsito pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Curso Superior em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário UMA. Técnico em Estradas e Agrimensura pela Escola Técnica Álvaro da Silveira. Atua como Supervisor Técnico em Transportes e Trânsito na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Foi supervisor de Informação Eletrônica, coordenador de Projetos de Educação no Transito na BHTRANS, consultor em legislação de transportes no Município de Governador Valadares, por designação da BHTRANS. É professor de segurança e educação no trânsito em cursos de especialização e membro no Programa de Redução de Acidentes nas Estradas do Governo Federal (PARE).

 

EDUARDO FERNANDEZ SILVA

Mestre em Economia pelo Institute of Social Studies, Haia, Holanda, especialista em Desenvolvimento Urbano e graduado em Economia. É diretor da consultoria e consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Foi professor nas universidades Federal de Minas Gerais, Católica de Brasília e na Fundação Getúlio Vargas em Brasília e pesquisador da Fundação João Pinheiro – MG. Foi Superintendente de Planejamento da Secretaria de Minas e Energia de Minas Gerais, Secretário de Estado Adjunto de Trabalho e Ação Social de Minas Gerais, Secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos de Minas Gerais, e Diretor Geral do Serviço Social do Transporte - SEST - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT.

 

JORGE GUILHERME FRANCISCONI

Doutor em Ciências Sociais pela University Syracuse, Mestre em Planejamento Regional pela University Syracuse e graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e Diretor Técnico e de Fiscalização na TERRACAP.

 

SERVIÇO

Mais informações em www.seminarioppgt.blogspot.com.br

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.