PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Projetos na área de saúde, geociências, engenharia e sustentabilidade podem ser visto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia até domingo (19)

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Um minirrobô com uma tela minúscula de LED que projeta textos receptivos, com garras capazes de capturar um copo e, mesmo em movimento, desviar de obstáculos e de quedas com ajuda de sensores acoplados no corpo maquinário.

Todas essas ações só podem acontecer com prévia programação realizada em computador. Esta atividade que desperta curiosidade dos observadores faz parte do Projeto Edubot do Ramo Estudantil IEEE pertencente à Sociedade de Automação e Robótica (IEEE RAS) da Universidade de Brasília e é uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Alunas da Faculdade de Tecnologia da UnB (FT/UnB), Mariana Pimentel e Mariana Leite mostram como realizar a programação em computador para locomover o minirrobô, chamado de Sparki.

O objetivo do projeto interativo é ensinar aos alunos do ensino médio da rede pública noções de robótica e programação com aulas lúdicas.

Minirrobô Sparki faz parte de projeto que visa ensinar noções de robótica e programação em escolas públicas. Foto: Isa Lima/UnB Agência

O estande da UnB no Pavilhão do Parque da Cidade conta com 15 atividades expositivas e interativas. Saúde, sustentabilidade, engenharia e geociências são as áreas que apresentam trabalhos na temática de desenvolvimento social.

ELETRÔNICA - A formação, montagem e funcionamento de pequenos circuitos elétricos também são explicados didaticamente na feira pelo projeto Electron. Luiz Fernando de Andrade, fundador e coordenador, explica que o iniciativa de extensão buscar incentivar o interesse dos jovens pré-universitários na área de engenharia.

O projeto Electron funciona desde 2012 com 10 aulas básicas sobre eletrônica e física para alunos do ensino médio da rede pública do DF.

O despertar para ciência trouxe Andrei Lopes, do 3º ano do ensino médio do CED Lago, para participar como voluntário do projeto na SNCT. “Vou tentar Economia na UnB, mas ainda assim quero ter engenharia e física como hobby”, explica o estudante.

Estudante Andrei Lopes é voluntário na SNCT. Foto: Isa Lima/UnB Agência

EVOLUÇÃO - O acervo do Museu de Anatomia Humana também está exposto e exibe a evolução da formação do ser humano, desde o feto microscópico até as 36 semanas percorridas. Jayana Araújo e Thais Souza, alunas de enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), revelam curiosidades sobre órgãos sensoriais e desenvolvimento fetal aos visitantes.

“Esse feto onfalocele possui má-formação na parede abdominal. Isso acontece por que o intestino e fígado ficam ligados na parte externa do bebê. O que pode ser resolvido em uma cirurgia posterior ao nascimento para recolocar os órgãos dentro do corpo”, explica Thais, monitora da disciplina de anatomia humana.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá até domingo (19/10) com mais de 1300 ações das 50 instituições participantes. A entrada é gratuita. A feira é aberta das 8h às 18h, exceto sexta-feira (17) que será das 8h às 21h.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.