BRASIL-SUÉCIA

Objetivo é aumentar o alcance do programa de intercâmbio e estendê-lo aos professores da rede pública de ensino do DF em todos os níveis

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A Universidade de Brasília acaba de sinalizar a renovação do acordo de cooperação com a universidade sueca Örebro Universitet por mais cinco anos. O encontro entre representantes das duas instituições aconteceu na tarde desta terça-feira (14) na Reitoria.

“Financiado pela Fundação Linnaeus-Palme, o intercâmbio em Música já beneficiou 12 professores e 20 estudantes dos dois países”, diz Antenor Corrêa, professor responsável por coordenar o programa na UnB. “No total, 7 professores e 12 estudantes brasileiros participaram do convênio até o momento”, conta.

O professor Corrêa espera que o programa seja estendido, no futuro, a outras áreas do conhecimento, como Medicina e Engenharia.

A coordenadora do programa na Suécia, Kristina Tyrenius, diz que, ainda em outubro, vão ser definidos, junto à embaixada em Brasília, os cursos contemplados com a ampliação.

“Num primeiro momento, o convênio deve abranger Artes Visuais”, cita. “A inclusão de professores e estudantes de outras áreas deve se dar até setembro do ano que vem”, prevê.

Clique aqui para saber mais sobre o programa Linnaeus-Palme.

ACORDO – O coordenador do curso de Artes Visuais da universidade sueca, Björn Ring, também fez parte da comitiva que visitou a UnB. Para discutir formas de viabilização do acordo, o grupo esteve com a vice-reitora Sônia Báo e com o diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT-UnB), Eiiti Sato.

A assinatura do documento deve acontecer até o final do ano.

REDE PÚBLICA DE ENSINO – Além do programa Linneaus-Palme, voltado para graduação, o governo sueco espera contribuir para a formação de professores da rede pública de ensino do DF em todos os níveis – pré-escola, ensino fundamental e médio – por meio do projeto Atlas.

“Educação musical para a pré-escola é uma das disciplinas oferecidas aos intercambistas”, exemplifica o diretor do Instituto de Artes da Örebro, Jan-Erik Sahlberg. “Esse conhecimento pode ser transmitido aos professores da rede escolar”, acredita.

De acordo com o professor Antenor Corrêa, estão em articulação os acordos com a Secretaria de Educação do DF. "As bolsas de estudo vão ser patrocinadas pelo Conselho Superior de Educação da Suécia", diz.