PUBLICAÇÃO

Textos, fotos, desenhos e pinturas contrastam cidades portuguesas e brasileiras da época colonial. Livro será lançado nesta terça (14) no Museu da República

Foto: Marcelo Feijó

 

O livro Cidades na contraluz, do fotógrafo e professor da Faculdade de Comunicação da UnB Marcelo Feijó, será lançado na próxima terça-feira (14), às 19h, no auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

 

Realizado em parceria com o pai, o arquiteto Elder Rocha Lima, a obra reúne textos, desenhos, pinturas e fotografias de seis cidades coloniais brasileiras e de seis cidades portuguesas.

 

São elas, São Luís, Salvador, Tiradentes, Ouro Preto, Pirenópolis e Cidade de Goiás no Brasil. Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Óbidos e Braga em Portugal. Segundo o professor, a seleção se deu com base na qualidade das imagens obtidas.

 

“Todas têm algo tombado”, diz. “A situação de São Luís do Maranhão é a que mais me angustia pelo estado de deterioração em que se encontra”, desabafa. Otimista, Feijó acredita que "a situação pode ser revertida”.

 

Ele explica que discutir fotografia e seu valor documental também faz parte do projeto de iconografia urbana - estudo da cidade a partir de imagens - iniciado há doze anos. “Tanto a fotografia quanto o desenho são interpretações da realidade, porque são filtrados pela subjetividade.”

 

Outra proposta do livro, de acordo com o fotógrafo, é discutir o espaço urbano neste momento de crise. “O livro sugere o retorno a uma ideia inicial de cidade em que a vida era mais simples.”

 

A obra foi financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FACDF) e poderá ser adquirida na livraria do Chiquinho na UnB. “São apenas 300 exemplares à venda de uma tiragem de mil”, diz Feijó. "O restante vai ser doado a bibliotecas públicas", completa.

Ilustração: Isa Lima/UnB Agência

 

No dia do lançamento, também haverá um bate-papo informal com os autores e a distribuição de exemplares aos primeiros 70 visitantes.

 

O livro faz parte do projeto Museu Virtual da Lusofonia, em parceria com a Universidade do Minho. “Queremos que o leitor faça uma viagem e descubra a identidade que há entre Brasil e Portugal", diz.

 

E destaca: “Não se trata de um projeto esgotado. Podemos fazer outras cidades”.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do livro Cidades na contraluz – Cidades coloniais brasileiras, cidades portuguesas

Haverá palestra com os autores e distribuição de 70 exemplares

Quando: dia 14, terça-feira, às 19h

Onde: Auditório 2 no Anexo Térreo – Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.