O livro Cidades na contraluz, do fotógrafo e professor da Faculdade de Comunicação da UnB Marcelo Feijó, será lançado na próxima terça-feira (14), às 19h, no auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.
Realizado em parceria com o pai, o arquiteto Elder Rocha Lima, a obra reúne textos, desenhos, pinturas e fotografias de seis cidades coloniais brasileiras e de seis cidades portuguesas.
São elas, São Luís, Salvador, Tiradentes, Ouro Preto, Pirenópolis e Cidade de Goiás no Brasil. Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Óbidos e Braga em Portugal. Segundo o professor, a seleção se deu com base na qualidade das imagens obtidas.
“Todas têm algo tombado”, diz. “A situação de São Luís do Maranhão é a que mais me angustia pelo estado de deterioração em que se encontra”, desabafa. Otimista, Feijó acredita que "a situação pode ser revertida”.
Ele explica que discutir fotografia e seu valor documental também faz parte do projeto de iconografia urbana - estudo da cidade a partir de imagens - iniciado há doze anos. “Tanto a fotografia quanto o desenho são interpretações da realidade, porque são filtrados pela subjetividade.”
Outra proposta do livro, de acordo com o fotógrafo, é discutir o espaço urbano neste momento de crise. “O livro sugere o retorno a uma ideia inicial de cidade em que a vida era mais simples.”
A obra foi financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FACDF) e poderá ser adquirida na livraria do Chiquinho na UnB. “São apenas 300 exemplares à venda de uma tiragem de mil”, diz Feijó. "O restante vai ser doado a bibliotecas públicas", completa.
No dia do lançamento, também haverá um bate-papo informal com os autores e a distribuição de exemplares aos primeiros 70 visitantes.
O livro faz parte do projeto Museu Virtual da Lusofonia, em parceria com a Universidade do Minho. “Queremos que o leitor faça uma viagem e descubra a identidade que há entre Brasil e Portugal", diz.
E destaca: “Não se trata de um projeto esgotado. Podemos fazer outras cidades”.
SERVIÇO
Lançamento do livro Cidades na contraluz – Cidades coloniais brasileiras, cidades portuguesas
Haverá palestra com os autores e distribuição de 70 exemplares
Quando: dia 14, terça-feira, às 19h
Onde: Auditório 2 no Anexo Térreo – Museu Nacional do Conjunto Cultural da República