Desigualdade no Brasil

Estudo inédito indica que os ricos são mais ricos do que se imagina

Três pesquisadores da UnB apresentaram no mês passado estudo inédito sobre a desigualdade no Brasil. O professor de Sociologia à frente do projeto, Marcelo Medeiros, explica que o trabalho utiliza dados da Receita Federal para analisar a distribuição de renda “a partir do topo da pirâmide”.

Realizado em parceria com o sociólogo Pedro Souza e o tributarista Fábio Castro, a pesquisa acaba de entrar na lista dos dez artigos mais baixados da Social Science Research Network. Segundo Medeiros, o interesse por esse tipo de análise tem aumentado no mundo inteiro.

Professor Marcelo Medeiros e o pesquisador Fábio Castro. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Entre as principais conclusões do estudo está a suspeita de que o fosso entre ricos e pobres não diminuiu no Brasil nos últimos anos ao contrário do que diz o IBGE. “Tudo indica que não houve distribuição de renda, diferente do apontado pela Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios]”, diz o professor. “Aumento do poder de compra dos mais pobres não significa diminuição da desigualdade”, observa.

Segundo ele, os dados do Imposto de Renda também apontam uma concentração de renda maior que a medida pela Pnad entre a parcela mais rica da população. “O coeficiente de Gini - índice que mede a desigualdade - é 11% maior quando calculado pelo IR”, diz.

O pesquisador traz outros números para mostrar o tamanho da desigualdade “subestimada”. “O 1% mais abonado dos brasileiros detém um quarto da renda e abocanhou 28% do crescimento entre 2006 e 2012”, destaca. "Enquanto a metade mais pobre ficou com apenas 11% do crescimento, a metade mais rica ficou com 89%", compara.

Ilustração: Apoena Pinheiro/UnB Agência

Há dez anos estudando o tema e autor de livro que traça o perfil dos mais ricos para explicar o fenômeno da concentração de renda no país, Medeiros explica que a pesquisa inova no método. “O tratamento dos dados do IR utiliza parte da metodologia desenvolvida pelo economista francês Thomas Piketty em 2001”, diz. “Os estudos dele mostram a relação entre o comportamento dos mais ricos e a desigualdade.”

O professor explica que, no método novo, a tradicional análise por meio de dados da Pnad é combinada com a renda declarada por cerca de 25 milhões de brasileiros. "A Pnad consegue extrair o perfil da maior parte da população, mas não analisa em detalhe o grupo dos 10% mais ricos, aqueles que ficam com mais da metade da renda", diz. "E não há como ignorar o impacto deles no restante da economia."

De acordo com o estudo, quem ganha a partir de R$ 3,2 mil reais por mês - ou R$ 38 mil por ano - faz parte do grupo dos 10% mais ricos. Milionários mesmo, aqueles que faturam R$ 1 milhão ou mais por ano, são pouquíssimos, cerca de 140 mil pessoas ou 0,1% dos adultos. "À medida que se chega ao topo, a concentração aumenta", diz Medeiros.

Ele alerta, contudo, que nenhum método é perfeito. "O estudo é uma primeira estimativa. A ideia é aperfeiçoarmos o trabalho. A pesquisa não leva em conta, por exemplo, os sonegadores.”

PARCERIA - O trabalho O topo da distribuição de renda no Brasil: primeiras estimativas com dados tributários e comparação com pesquisas domiciliares (2006-2012) resulta de um feliz encontro de pesquisadores da Sociologia e da Economia.

Fábio Castro é auditor da Receita e fez o mestrado profissionalizante em Economia do Setor Público na UnB. Pedro Souza foi aluno do professor Marcelo Medeiros no doutorado e está em Berkeley trabalhando com Emmanuel Saez, um dos principais coautores de Piketty.

"Esse tipo de cooperação entre professores e alunos de diferentes departamentos é muito importante", avalia Medeiros que participou da banca de defesa de Fábio em julho deste ano.

"Ao ver a primeira tabela que ele trouxe, notei que ali havia várias respostas para o estudo que eu e Pedro estávamos desenvolvendo sobre a desigualdade no Brasil", lembra.

Confira o relato de um dos autores do projeto.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.