EXPLIQUE SUA TESE

Pesquisa analisa três grandes obras do educador brasileiro e discute o pensamento social de forma ampla

 

 

A tese de doutorado Bioética universal na obra de Paulo Freire, de Ivone Laurentino dos Santos, inaugura a discussão da bioética na perspectiva do pensamento social atual. O trabalho foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, com orientação de Volnei Garrafa.

 

A análise se norteou por três grandes obras do educador pernambucano, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança” e “Pedagogia da Autonomia”.

 

Ainda que o termo Bioética não existisse à época das publicações de Paulo Freire, a pesquisa busca raízes sobre os elementos da moralidade genuína brasileira.

 

O estudo foi tema do programa Explique sua tese, da UnB TV, que apresenta trabalhos de doutorados desenvolvidos nos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília.

 

As entrevistas permitem aos pesquisadores exporem os principais pontos dos seus estudos ao público, de forma didática, mostrando como a produção científica da academia pode ter influência no cotidiano das pessoas.

 

Leia mais

 

UnB tem 47 trabalhos aceitos em Congresso Brasileiro de Bioética

 

SERVIÇO

Título: A Bioética universal na obra de Paulo Freire

Autora: Ivone Laurentino dos Santos

Orientador: Volnei Garrafa

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.