A tese de doutorado Bioética universal na obra de Paulo Freire, de Ivone Laurentino dos Santos, inaugura a discussão da bioética na perspectiva do pensamento social atual. O trabalho foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, com orientação de Volnei Garrafa.
A análise se norteou por três grandes obras do educador pernambucano, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança” e “Pedagogia da Autonomia”.
Ainda que o termo Bioética não existisse à época das publicações de Paulo Freire, a pesquisa busca raízes sobre os elementos da moralidade genuína brasileira.
O estudo foi tema do programa Explique sua tese, da UnB TV, que apresenta trabalhos de doutorados desenvolvidos nos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília.
As entrevistas permitem aos pesquisadores exporem os principais pontos dos seus estudos ao público, de forma didática, mostrando como a produção científica da academia pode ter influência no cotidiano das pessoas.
Leia mais
UnB tem 47 trabalhos aceitos em Congresso Brasileiro de Bioética
SERVIÇO
Título: A Bioética universal na obra de Paulo Freire
Autora: Ivone Laurentino dos Santos
Orientador: Volnei Garrafa