CIÊNCIA

Pesquisa revela que região amazônica foi epicentro de abalo sísmico devastador no século XVII

Foto: Reproducao

 

Um terremoto de magnitude estimada em 7 na escala Richter produziu destruição e gerou até um pequeno tsunami no Rio Amazonas. O tremor aconteceu em junho de 1690 e o seu provável epicentro localizou-se na margem esquerda do rio, a 45 km abaixo de Manaus. As informações são de artigo científico do pesquisador e professor aposentado José Alberto Veloso, um dos idealizadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O estudo leva em consideração relatos de padres europeus que à época registraram as consequências do tremor.

 

O abalo sísmico em questão pode ter sido o mais grave ocorrido em território nacional e foi percebido em uma área de aproximadamente 2 milhões de km². "O tremor sacudiu o terreno de forma violenta e agitou fortemente as águas dos rios da região", explica Veloso.

 

Segundo o estudo, a força do terremoto produziu ondas semelhantes a pequenos tsunamis. Aldeias indígenas foram inundadas e a corrente do Rio Urubu, afluente do Amazonas, foi momentaneamente invertida.

 

A pesquisa indica ainda abertura de clareiras na mata em função do tombamento de árvores. Parte desses acontecimentos é atribuída à liquefação de rochas saturadas de água que perderam sua rigidez pela intensa vibração sísmica. "Na área epicentral o chão foi revirado. Partes subiram, outras desceram, encostas escorregaram, apareceram gretas, lagoas secaram e outras nasceram do nada", afirma o pesquisador.

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

Para Veloso, as evidências desse sismo mostram que o Brasil não está imune a grandes terremotos. Ele informa que um acontecimento dessa magnitude pode ocorrer a cada 500 anos em qualquer ponto do país. "Em 1690 não se falou em muitos prejuízos materiais ou em vítimas. Hoje não seria assim", alerta, ao comentar o crescimento da população e o desenvolvimento das áreas urbanas.

 

RELATOS - A pesquisa associa estudos sismológicos modernos aos depoimentos dos padres jesuítas Samuel Fritz e Felippe Betendorf. O primeiro elaborou um mapa com os cursos dos rios da região e registrou em diário os estragos feitos pelo terremoto. "Samuel Fritz era uma pessoa excepcional. Dedicou 40 anos de sua vida catequizando índios, edificando missões, que se tornaram cidades e registrando fatos do cotidiano da Amazônia", afirma José Alberto Veloso.

 

Em relato formal, Betendorf descreveu a existência de um "terrível terremoto" e mencionou falas de povos nativos da área do Rio Urubu que testemunharam o fenômeno. O documento informou sobre grandes inundações e vilas submersas.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O artigo de José Alberto Veloso acaba de ser publicado pela Academia Brasileira de Ciências. O autor também é responsável pelo livro "O terremoto que mexeu com o Brasil", obra que avalia tremor de magnitude 5.1 ocorrido em 1986 no município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.