MEMÓRIA E VERDADE

Evento contou com declarações da defensora dos direitos humanos Sônia Hypólito e do professor e jornalista Aylê-Salassié Filgueiras Quintão

 

Em mais uma audiência pública da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade, realizada na manhã desta sexta-feira (26), a socióloga e defensora dos direitos humanos Sônia Hypólito e o professor e jornalista Aylê-Salassié Filgueiras Quintão deram seus depoimentos sobre os fatos ocorridos na universidade durante os primeiros anos do período ditatorial iniciado em 1964. Ambos são ex-alunos da UnB, participaram do movimento estudantil na instituição e lutaram contra a repressão militar que se instalava no país.

 

Estudante da Faculdade de Comunicação entre 1965 e 1970, Aylê-Salassié Filgueiras contou das demissões assinadas pelo reitor Laerte Ramos de Carvalho, no início de seu mandato, em 1965, e afirmou as conseqüências que a atitude do professor formado na USP trouxe às graduações em Comunicação da UnB. “O curso de cinema foi irrevogavelmente fechado”, declarou em razão da demissão do corpo docente do bacharelado.

 

À época, Aylê-Salassié foi presidente do Diretório Acadêmico de Comunicação de Massas (Dacma). O grupo estava conectado com as grandes esferas do movimento estudantil na instituição e era contrário a atuações da administração superior e da coordenação do curso. Em resposta ao seu posicionamento, o jornalista foi chamado em sala de aula para depor em inquérito policial militar. “Fiquei um dia e meio por lá. O evento ficou muito marcado, porque levou mais de 10h de duração só comigo”, declarou.

 

A defensora dos direitos humanos Sônia Hypólito ingressou na Universidade de Brasília com o intuito de estudar Jornalismo, mas deixou a graduação para cursar Geologia. A decisão da estudante acabou por aproximá-la do movimento estudantil e do líder de militância Honestino Guimarães, que se graduava no mesmo curso. “Nosso convívio aconteceu entre 1967 e 1968. Com ele, aprendi muita coisa. Era um grande lutador, um dos heróis desse país”, pontuou a socióloga.

 

IEDA DELGADO - Relatos sobre desaparecimentos políticos marcaram o último encontro da Comissão Anísio Teixeira. Ieda Santos Delgado foi estudante do curso de Direito da UnB e sua passagem pela instituição a aproximou da política, integrando-a na luta contra a ditadura.

 

Na instituição, Ieda não foi liderança estudantil de evidência, mas sua atuação frente ao regime militar foi repreendida com o seu assassinato. Em sua certidão de óbito consta o último dia em que foi vista, 11/04/1974, além de dados como: falecida em hora e lugar ignorados e sepultada em lugar ignorado.

 

Sônia Hypólito e Aylê-Salassié Filgueiras Quintão contaram da relação com a militante. “A Ieda e eu éramos muito amigas. Eu sempre dormia na casa dela, e conversávamos da vida. A política não era seu foco prioritário. Ela era uma aluna que tinha consciência política, mas que não foi para a ação na UnB nem no movimento estudantil”, afirmou Sônia.

 

Em 1969, ao deixar a capital federal, Sônia afirma que perdeu o contato com a amiga. “Ela seguiu um rumo, eu outro”. Sônia ficou sabendo do falecimento de Ieda anos mais tarde. No entanto, para os familiares de Ieda, a imagem de Sônia ficou associada à ligação da jovem com a militância política. “A mãe da Ieda passou a me acusar de responsável pela sua morte. Eu que coloquei política na cabeça da Ieda. Mas quem a matou foi a polícia”, argumentou emocionada.

 

COMISSÃO - A Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade foi criada em 2012 e apura violações de direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1988. Em novembro do ano passado, a Comissão assinou termo de cooperação com a Comissão Nacional da Verdade. O grupo tem levantado e sistematizado informações desde o seu lançamento, quando começou a verificar as causas de morte de Anísio Teixeira, um dos criadores da UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.