Mestra e doutoranda da Faculdade de Direito da UnB, Renata Dutra lança, nesta terça-feira (30), o livro “Do outro lado da linha: Poder Judiciário, Regulação e Adoecimento dos trabalhadores em call centers”.
A obra é resultado de sua tese de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Direito neste ano e analisa as condições de trabalho oferecidas pelas empresas que atuam no setor de telecomunicações do país.
A autora aponta que o interesse pelo assunto nasceu quando teve a oportunidade de observar uma quantidade significativa de processos sobre situações de graves violações de direitos de operadoras de call centers no Tribunal Superior do Trabalho.
“Acredito que sensibilizar os agentes do Estado que são responsáveis pela regulação do trabalho para os problemas da categoria, extremamente jovem e castigada, seria um passo relevante na melhoria das condições de trabalho desse setor”, afirma Renata.
A doutoranda também indica a questão da possibilidade de terceirização de call centers por empresas do setor de telecomunicações que ainda vai ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal.
E busca com seu livro chamar atenção para a gravidade da situação dos trabalhadores e o risco que o Supremo pode estar assumindo caso conceda a terceirização no setor.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação (SINTTEL/DF), o Distrito Federal tem de 35 a 40 mil trabalhadores na área. No Brasil, são cerca de 2 milhões, entre legais e ilegais, envolvendo telecomunicações e call centers.
SERVIÇO
Do outro lado da linha: Poder Judiciário, Regulação e Adoecimento dos trabalhadores em call centers
Editora LTr. 248 páginas
Preço: R$ 70,00
Lançamento: 30/09, às 19h30
Restaurante Carpe Diem (104 Sul)