RECONHECIMENTO

Ideia é construir um espaço de pesquisa multidisciplinar para os cursos de Engenharia e Arquitetura, com eficiência energética por fontes renováveis

Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) propõe um prédio experimental que consuma a mesma energia que produz ao longo de um ano, conhecido como edifício com balanço energético nulo (nZEB). Por meio de simulações computacionais, os estudiosos calcularam o consumo de energia e a capacidade de produção para um ano típico e demonstraram o sucesso na meta de consumo líquido nulo inicialmente proposto.

O estudo, intitulado “Proposta de edificação experimental com balanço energético nulo para a Universidade de Brasília”, ganhou o prêmio ANPRAC de melhor trabalho técnico apresentado no 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação – MERCOFRIO 2014.

Idealizado em conjunto, o artigo de Geraldo Pithon e João Pimenta, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia (FT), foi feito em parceria com Cláudia Naves Amorim e Márcia Birck, ambas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

O projeto além de atender às atividades comuns de um edifício acadêmico, será uma plataforma de pesquisa com caráter multidisciplinar para as engenharias, além do uso por outras áreas como a Arquitetura. Dessa maneira, a edificação permitirá as mais diversas análises de mecanismos de eficiência energética, qualidade do ar interior, produção de energia por fontes renováveis e estudo de tecnologias prediais eficientes.

“Um edifício nZEB só é possível quando todas as áreas de projeto envolvidas caminham juntas desde a sua concepção inicial, acompanhadas de ferramentas de simulação confiáveis que permitam análise do impacto de cada decisão de projeto tomada. Dessa maneira, estamos criando um grupo de estudos vinculado à ASHRAE para reunir as áreas da universidade e dar continuidade à proposta” destaca Geraldo.

Edifício de energia líquida zero, em inglês net Zero Energy Building (nZEB), é a nomeação dada a projetos que possuem alta eficiência energética para o mínimo consumo possível aliada à produção de energia por fontes renováveis.

João Manoel Pimenta, professor de Engenharia Mecânica da UnB, aponta que no mundo já existem exemplos de edificações nZEB. “O intuito deste edifício experimental será um projeto pioneiro”, conclui Pimenta.

No Brasil esse ainda é um assunto restrito, mas em países da Europa e nos Estados Unidos há denso material de pesquisa e edifícios já comprovadamente net zero. Cada país usa um tipo de energia alternativa diferenciada, pois os diversos projetos envolvidos dependem das condições climáticas do local.

MERCOFRIO – O evento que ocorreu de 25 a 27 de agosto em Porto Alegre (RS) trouxe 36 trabalhos de alta notoriedade na área. Cinco trabalhos da universidade foram apresentados, sendo um deles premiado como melhor trabalho do congresso.

Promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), o Congresso MERCOFRIO acontece bianualmente nas principais capitais da região Sul do país desde 1998.

Na premiação é selecionado o melhor trabalho no setor que visa aspectos ambientais, interesses industriais e socioeconômicos.