RECONHECIMENTO

Trabalho aborda tomada de decisão colaborativa para aeroportos e fica em primeiro lugar no prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação

Um estudo desenvolvido no Laboratório de Modelos Computacionais para Transporte Aéreo (TransLab) da Universidade de Brasília recebeu o Prêmio de Desenvolvimento e Inovação da Aviação Civil, que reconhece os melhores trabalhos nas áreas de Gestão Aeroportuária, Indústria Aeronáutica, Gestão da Navegação Aérea e Novas Tecnologias da Aviação Civil.

A tese de Cícero de Almeida, orientada pelo professor Li Weigang, foi defendida em 2014 e a cerimônia ocorreu no último mês de maio. O trabalho utilizou a teoria dos satisficing games para equacionar tomadas de decisão colaborativas entre as três principais entidades do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo.

Essa é uma adaptação da teoria dos jogos, que rendeu prêmio Nobel em Ciências Econômicas em 1978 para seu criador, Herbert A. Simon, e que defende a busca de uma solução entre agentes que têm interesse em uma tomada de decisão de maneira que ela seja o mais satisfatória possível para todos os interessados.

Foto: Secretaria de Aviação Civil

Para fazer a pesquisa que fundamentou sua tese, Cícero destaca que contou com o auxílio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no aeroporto Santos Dumont (RJ). “Fui ajudado por um major do CGNA que trabalhou conosco. Mesmo com essa influência, não foi tão rápido conseguir os mapas, pois é um lugar com muita hierarquia. Mas nos forneceram tudo o que precisávamos e esses registros ainda foram utilizados para validar outros estudos do TransLab”, conta.

Em seu trabalho, ele combinou a tomada de decisões de três agentes: a empresa aérea, o controle de tráfego e a gestão do aeroporto.  “A solução que encontrei foi uma confluência entre o que é mais vantajoso e menos favorável para cada um”, explica.

Com a equação que Cícero de Almeida formulou, é possível calcular a utilidade de cada voo, que nada mais é do que uma contraposição entre a seletibilidade – os pontos favoráveis – e a rejeitabilidade – pontos negativos. Com o resultado em mãos, ele sugere as ordens de decolagem para cada aeronave.

Infográfico sobre dinâmica de tomada de decisões
Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Nos casos estudados, ele pôde observar que a ordem de decolagem, como é feita hoje, obedece às diretrizes que são mais favoráveis para o controle de tráfego. Cícero cita o exemplo de uma tabela de seu trabalho. “Um voo que era o 14o da lista de decolagem original no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, passaria a ser o primeiro a decolar pelos critérios que favorecessem o máximo possível os três agentes”, esclarece.

O professor Li considera que o prêmio recebido por Cícero é uma conquista também do laboratório. “Me senti muito orgulhoso pelo Cícero e pelos demais os alunos e pesquisadores do TransLab. Eles fizeram excelentes pesquisas com contribuições científicas para a sociedade brasileira”, diz.

Cícero foi militar na Aeronáutica por dez anos e trabalhou com proteção ao voo. “Me interesso por gerenciamento de tráfego. Ampliei o trabalho com algoritmos no mestrado e percebi a necessidade de continuar a desenvolvê-lo. Trabalhei com esse tema do mestrado ao doutorado”, relembra, ao destacar que nunca se afastou, de fato, da temática.

Ele conta que sempre se interessou pela área e que o reconhecimento que comemora, agora, é fruto de uma construção de muito tempo. “Me senti orgulhoso. Saí da Força Aérea Brasileira há 20 anos e é bom estar no meio. Ganhando um prêmio, é ainda melhor. Espero que o Laboratório ganhe mais visibilidade e mais portas se abram”, conclui.