O Parque Científico e Tecnológico (PCTec) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) coordenaram a participação da UnB – que expôs diversos projetos de agricultura, tecnologia, farmácia e biomedicina, com três premiados – na AgroBrasília 2025. A feira de inovação em agronegócio e tecnologia do ocorreu entre 20 e 24 de maio.
“AgroBrasília é um dos eventos de que a UnB participa todos os anos, onde apresenta suas startups e seus membros participam de apresentações e mesas-redondas levando seu conhecimento especializado para a comunidade. É por meio dela que formamos novas parcerias, que ajudarão a levar o conhecimento para fora dos muros. O agro é importante para a região Centro-Oeste e a UnB busca se fazer presente”, afirmou o professor Geovany Borges, do PCTec.
Michelle Vilela, professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UnB), destacou a importância da participação da Universidade: “Quando o vice-reitor chegou com os decanos, a administração da AgroBrasília correu para conhecê-los, porque a Universidade tem a possibilidade de testar todas as tecnologias que ali estavam, de desenvolver novas parcerias para outras spin-offs ou startups que estavam se desenvolvendo lá e levar para o público, um produtor ou pesquisador, e também um empresário, e não só na área rural, em várias áreas do conhecimento”.
Spin-offs acadêmicas são, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), empresas novas no mercado, que foram concebidas para viabilizar um negócio a partir dos resultados de pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos nas universidades ou centros de pesquisa, sendo um dos principais instrumentos de transferência de tecnologia da universidade para a sociedade. Entre as premiadas, Vilela destacou a empresa que desenvolve medicamento para mastite animal – inflamação na glândula mamária – para animais de pequeno porte.
Para Vilela, um momento emblemático no evento “foi receber o nosso vice-reitor, o decanato e os diretores, porque, desde aluna, estou na AgroBrasília, representando a UnB, e não tínhamos essas visitas ilustres. Então, para nós, da Universidade de Brasília, que já estamos lá há muito tempo representando no evento, foi muito importante ter a visita da nossa reitoria”.
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
