O compromisso da Universidade de Brasília com o desenvolvimento científico, tecnológico e social foi celebrado na tarde desta sexta-feira (10) com a entrega do Prêmio de Inovação Darcy Ribeiro 2025 – Edição Bertha Lutz. O evento, realizado na Arena BRB (Estádio Mané Garrincha), marcou um dos pontos altos da programação da Feira de Negócios e Inovação (FNI) da UnB e do I Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A solenidade, que prestou homenagem à notável cientista e ativista Bertha Lutz, reconheceu 15 iniciativas inovadoras desenvolvidas no ambiente acadêmico e tecnológico da UnB, com foco nos esforços do ano-base de 2024. A realização da cerimônia dentro da FNI e do Festival Curicaca projeta a capacidade inovadora da UnB, reforçando o papel da instituição como agente de inovação e propriedade intelectual no cenário nacional e global.
A mesa de honra foi composta pela reitora da UnB, Rozana Reigota Naves, pela decana de Pesquisa e Inovação, Renata Aquino, e pelos diretores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Guilherme Gelfuso, e do Parque Científico e Tecnológico (PCTec), Renato Borges.
Além do reconhecimento local, a UnB celebrou suas conquistas no Prêmio FORTEC de Inovação 2025, uma iniciativa do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) que dá visibilidade a casos de sucesso na promoção da inovação no Brasil. A Universidade de Brasília participou pela primeira vez e foi agraciada com o primeiro lugar em três das quatro categorias regionais (Centro-Oeste), incluindo Patente Concedida ou Pedido de Patente e Programa de Computador. Em âmbito nacional, a UnB conquistou o primeiro lugar nas categorias Patente Concedida ou Pedido de Patente e Desenho Industrial ou Marca, reafirmando seu protagonismo no cenário de inovação brasileira.
Em seu discurso, Rozana Naves destacou o "movimento crescente" e o "reconhecimento cada vez maior da Universidade de Brasília no campo da inovação", expressando sua gratidão a todos os envolvidos. "É um momento de congraçamento, de gratidão e de reconhecimento por toda essa dedicação à pesquisa, ao ensino e à extensão", afirmou a reitora, parabenizando os premiados e suas equipes. O prêmio foi realizado com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
VENCEDORES DO PRÊMIO DARCY RIBEIRO 2025
Categoria Pesquisador Destaque: premia os pesquisadores com maior número de ativos protegidos, como patentes, programas de computador e desenhos industriais.
● Ciências da Vida: professor Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho (Faculdade de Ciências da Saúde - FS).
● Ciências Exatas e da Terra: professora Marcela Rodrigues Machado (Faculdade de Tecnologia - FT).
● Ciências Humanas e Sociais: professor Renan do Nascimento Balzani (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU).
Categoria Mulheres na Ciência: reconhe pesquisadoras com maior número de proteções e de transferências de tecnologia.
● Ciências da Vida: professora Taís Gratieri (Faculdade de Ciências da Saúde - FS).
● Ciências Exatas e da Terra: professora Marcela Rodrigues Machado (Faculdade de Tecnologia - FT).
● Ciências Humanas e Sociais: professora Thérèse Hofmann (Instituto de Artes - IdA) .
Categoria Transferência de Tecnologia: foca os pesquisadores com maior número de tecnologias transferidas no ano-base de 2024.
● 1ª Colocação: professor Marcelo Oliveira Rodrigues (Instituto de Química - IQ).
● 2ª Colocação: professor Marcelo Henrique Sousa (Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde - FCTS).
● 3ª Colocação: professor Jader Galba Busato (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV).
Categoria UnB e Indústria – Parcerias Estratégicas de Inovação: reconhece ambientes de competência tecnológica que fortaleceram o empreendedorismo na UnB, utilizando instrumentos como a Prestação de Serviços Técnicos Especializados e Acordos de Parceria para PD&I.
Modalidade Prestação de Serviços Técnicos Especializados
● 1ª Colocação: professor José Alexander Araújo (Lab. de Ensaios Mecânicos e Materiais de Engenharia - LEMME/ENM/FT/UnB e Lab. de Fadiga e Integridade Estrutural de Cabos - LFIC/ENM/FT/UnB)
● 2ª Colocação: professor Henrique Marinho Leite (Lab. de Manejo de Bacias Hidrográficas - LMBH/EFL/FT/UnB)
● 3ª Colocação: professor Márcio Muniz de Farias (Lab. de Infraestrutura - Infralab/FT/UnB)
Modalidade Acordos de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
● 1ª Colocação: professor Guilherme de Oliveira Gonçalves (Instituto de Geociências - IG)
● 2ª Colocação: professora Michéle Dal Toé Casagrande (Faculdade de Tecnologia - FT)
● 3ª Colocação: professor André Luís Brasil Cavalcante (Faculdade de Tecnologia - FT)
RECONHECIMENTO DE PROJETOS DESTAQUE — A solenidade se estendeu para reconhecer os projetos destaque do Programa Prisma e do Programa Prisma Social, que fomentam soluções inovadoras e a cultura empreendedora com alto potencial de impacto.
● Prisma (1º Lugar): O projeto vencedor foi a BioEny Medical Solutions, spin-off da UnB que desenvolveu um microchip que imita tecidos humanos, acelerando pesquisas e testes clínicos com maior precisão e conformidade ética.
● Prisma Social (1º Lugar): O projeto "Vidas Recicladas", representado pela coordenadora Sayonara de Amorim Gonçalves Leal (Departamento de Sociologia, SOL/ICH), foi o primeiro colocado na categoria de Tecnologia Social, destacando-se por sua relevância e impacto social.
Os projetos e pesquisadores premiados reafirmam o protagonismo da UnB no cenário de inovação brasileira, projetando a Universidade como uma instituição visionária e comprometida com o crescimento tecnológico e sustentável do Brasil.
*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.
