ARTE

UnB e Organização dos Estados Ibero-americanos assinaram acordo que irá custear bolsas, moradia e passagens a artistas selecionados

Márcia sorrindo assina acordo com sercretário geral da oea
Alex Calheiros, Paulo Speller e Márcia Abrahão, durante assinatura do acordo que pretende oferecer oportunidades anuais de residência artística. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A UnB, por meio da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX), assinou, nesta quarta-feira (23), convênio de cooperação técnica que irá custear o oferecimento de bolsas, passagens e moradia para artistas que ingressarem na residência artística. O edital do convênio já está disponível em português. Novas edições, em espanhol, inglês e francês, serão lançadas nos próximos dias.

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) será a responsável pelos recursos que irão financiar seis bolsas de dois mil reais para cada artista, além do financiamento de uma eventual publicação com os trabalhos, que não têm formato definido.

“Parabenizo a UnB pela iniciativa e afirmo que estamos muito felizes com a parceria”, disse o secretário-geral da OEI, Paulo Speller. “Sou ex-aluno e sei como a UnB tem um papel estratégico para a interlocução”, comentou, sobre a proposta de oferecer aos artistas, além do intercâmbio cultural, a oportunidade de pensar o paradigma urbano a partir de Brasília.

“Temos a tarefa de estabelecer o diálogo com a sociedade e conversar com o mundo lá fora, e a cultura dialoga com tudo e todos”, declarou a decana de Extensão, Olgamir Amancia. “Esperamos que a perspectiva de internacionalização pela cultura como troca de experiência e trabalho faça esse diálogo e promova uma reflexão sobre a experiência urbana", completou o diretor da CAL, Alex Calheiros.

Para concorrer, é necessário ser residente da América Latina e ter idade mínima de 18 anos. Dois dos selecionados devem ser estudantes matriculados em universidades. Os contemplados vão morar por um mês em Brasília, entre os dias 23 de outubro e 23 de novembro de 2017.

Com o programa, a CAL pretende estimular o intercâmbio cultural, o debate e a difusão das artes e humanidades como ferramentas para a formação do pensamento crítico. “Estamos buscando a institucionalização da Casa da Cultura da América Latina como espaço de formação e pesquisa”, ressaltou o diretor Alex Calheiros.

I Residência Artística OCA

Parceria: Serviço Social do Comércio (Sesc)

Mais informações no edital