MÚSICA

Shows das 13 bandas classificadas e da vencedora da última edição do Festival, Talo de Mamona, agitam evento no campus Darcy Ribeiro

Acontece, nesta sexta-feira (27), a grande final do 17º Festival Universitário de Música Candanga (Finca). O evento encerra a XVII Semana Universitária (SemUni) da UnB, que oferece, desde o último dia 23, centenas de atividades científicas e culturais às comunidades acadêmica e externa.

O evento musical tem início marcado para as 20h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, com entrada franca. O público poderá conferir o som das bandas selecionadas pelo júri oficial. Durante duas semanas – entre 2 e 13 de outubro – 51 bandas se apresentaram na etapa classificatória do festival, realizada no anfiteatro 9 do ICC. Dessas, 13 foram selecionadas para se apresentarem na final e concorrerem aos prêmios.

Na categoria Candanga, serão premiadas as três primeiras colocadas na avaliação do júri oficial e a mais votada pelo júri popular. Na categoria Música Instrumental, leva o troféu a melhor banda avaliada pelo júri oficial. Os vencedores receberão valores que variam de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil.

Além dos shows com as finalistas, haverá também a participação do grupo Talo de Mamona, vencedor do último Finca, em 2014. Na grande final, também haverá comercialização de bebidas, comidas e camisetas. Os estandes serão administrados pelos centros acadêmicos (CAs) da UnB. A apresentação dos shows fica por conta da radialista Sheila Campos, parceira do festival desde 1999.

O 17º Finca é resultado de colaboração entre o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e o Decanato de Extensão (DEX) da UnB. O objetivo do festival é divulgar a cultura musical autoral produzida por artistas locais vinculados à Universidade e promover a diversidade da música de Brasília.

Ordem de apresentação das bandas na final do 17º Finca:
Regional Candango - CA Enfermagem (FCE)
Forró Suçuarana - CA Ciências Ambientais
Matheus Donato Trio - CA Nutrição
Marcelo Café - CA Línguas Estrangeiras Aplicadas
LFDAT - CA História
Banda Kizumba - CA Letras
Koppa - CA Odontologia
O Tarot - CA Relações Internacionais
Ninfetas do Além - CA Arquivologia
Comboio Percussivo - CA Geologia
A Outra Banda da Rua - CA Antropologia