COMUNIDADE

Neste dia 26, Centro Olímpico sedia etapa Darcy Ribeiro da Cross Cerrado. Mais cedo, voluntários ajudam na recuperação do gramado dos campos esportivos

 

Cross Cerrado no Centro Olímpico, em 2017. Veja como foi. Foto: Hugo Costa/DEL-DAC

 

O esporte na Universidade de Brasília não para. Seja em ensino, pesquisa, extensão, representação ou lazer, os campi sempre abrigam atividades esportivas. Nesta sexta-feira (26), o Centro Olímpico, no campus Darcy Ribeiro, recebe a corrida rústica Cross Cerrado. A prova tem início marcado para as 10h, e as inscrições, abertas ao público em geral, encerram-se nesta quinta (25).

Neste ano, as faculdades de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA) já sediaram etapas da corrida. O último campus a receber a Cross Cerrado em 2018 será Planaltina (FUP), em 23 de novembro. Os circuitos têm, em média, 5 km. A maior parte do trajeto é percorrida em piso de terra. A prova premia os melhores corredores e corredoras em três faixas etárias: de 16 a 25 anos, de 26 a 45 anos, e acima de 46 anos.

Também nesta sexta-feira (26), às 8h, pouco antes da Cross Cerrado, o Centro Olímpico recebe membros da comunidade acadêmica que queiram atuar na recuperação dos gramados destinados a práticas esportivas. Na oportunidade, trabalhadores da Prefeitura do Campus (PRC) e professores da UnB vão orientar os voluntários sobre o trabalho.

A ideia surgiu após avaliação do terreno, feita por docentes e estudantes das faculdades de Educação Física (FEF) e de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV). Acompanhado por dois alunos, o professor da FAV Ricardo Carmona percorreu os campos e coletou amostras do solo. O grupo avaliou possíveis intervenções na área, que sofre com a presença de pragas e irregularidades.

Professor Ricardo Carmona, da FAV, é especialista em manejo de plantas daninhas. Esse é um dos problemas nos gramados do CO. Foto: Julio Minasi/DEL-DAC

 

Responsável pelas disciplinas Manejo de Plantas Daninhas e Produção e Tecnologia de Sementes, Carmona já estabeleceu um passo a passo para a restauração dos 20 mil m² de área do terreno, desde a descompactação do solo até adubação e plantio de novas mudas. A proposta é envolver a comunidade em todas as fases da recuperação.

Participante na iniciativa, o professor da FEF Alexandre Rezende considera que o envolvimento das pessoas é fundamental para a efetiva melhoria e conservação dos espaços da Universidade.

Bolsista do Programa Integrado de Fomento ao Esporte Universitário, a estudante Bárbara Passos, do curso de Agronomia, é presença confirmada entre os voluntários na atividade desta sexta. “Fico muito feliz em poder participar. É uma porta que se abre, uma oportunidade de aprender e contribuir para a Universidade”, avalia. Saiba mais em esporte.unb.br.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.