Com apenas dois anos de treinos no Clube Universitário de Canoagem (CUCa), o estudante do 5° semestre de Educação Física da Universidade de Brasília Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira já pode se orgulhar de suas conquistas no esporte.
Aos 22 anos, o atleta foi convocado para defender a seleção brasileira Sub23 de canoagem que irá disputar o Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, no Taiti. A competição será realizada entre os dias 28/09 e 03/10.
“Significa muito para mim, porque é a primeira convocação para um mundial e irei representar o Brasil. É fruto de muito esforço”, comemora.
O anúncio da convocação foi feito em 19 de maio. Gabriel foi o único chamado de Brasília para representar o país na categoria principal. Além dele, outros seis atletas candangos foram chamados para a prova máster, acima dos 30 anos.
Gabriel começou a remar quando ingressou no curso de Educação Física, no primeiro semestre de 2013. Desde então, o atleta tem apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) e do programa Bolsa Atleta da UnB para participar de competições nacionais.
A fim de se preparar para a competição oceânica, Gabriel conta que precisou adaptar o treinamento no Lago Paranoá, com objetivo de simular, por exemplo, as ondas do mar.
"Pegamos ondas de barcos e de lanchas que navegam pelo lago para ficar o mais próximo possível das condições que iremos enfrentar", explica.
O atleta agora corre contra o tempo para confirmar sua participação no Campeonato Mundial, no Taiti. Para isso, ele precisa arrecadar cerca de R$ 11 mil para pagar as despesas de viagem e do campeonato.
Em sua curta carreira no esporte, Gabriel conseguiu importantes resultados. Entre os principais, destacam-se o 1º lugar na categoria 20 a 29 anos em 2013, e 1º lugar geral em 2014 na Travessia das Pontes – 45 km (Brasília); o 1º lugar geral individual na 31ª Travessia do Rio Araguaia – 30 km (Aruanã/GO), além de vitórias em etapas do circuito brasiliense de canoagem em diferentes modalidades em 2014; e o 2º lugar na categoria sub23 na 2ª etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica (Barra do Sahy/SP), neste ano.