Estudante de Educação Física, Gabriel Pereira disputará mundial no Taiti

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Com apenas dois anos de treinos no Clube Universitário de Canoagem (CUCa), o estudante do 5° semestre de Educação Física da Universidade de Brasília Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira já pode se orgulhar de suas conquistas no esporte.

Aos 22 anos, o atleta foi convocado para defender a seleção brasileira Sub23 de canoagem que irá disputar o Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, no Taiti. A competição será realizada entre os dias 28/09 e 03/10.

“Significa muito para mim, porque é a primeira convocação para um mundial e irei representar o Brasil. É fruto de muito esforço”, comemora.

O anúncio da convocação foi feito em 19 de maio. Gabriel foi o único chamado de Brasília para representar o país na categoria principal. Além dele, outros seis atletas candangos foram chamados para a prova máster, acima dos 30 anos.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Gabriel começou a remar quando ingressou no curso de Educação Física, no primeiro semestre de 2013. Desde então, o atleta tem apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) e do programa Bolsa Atleta da UnB para participar de competições nacionais.

A fim de se preparar para a competição oceânica, Gabriel conta que precisou adaptar o treinamento no Lago Paranoá, com objetivo de simular, por exemplo, as ondas do mar.

"Pegamos ondas de barcos e de lanchas que navegam pelo lago para ficar o mais próximo possível das condições que iremos enfrentar", explica.

O atleta agora corre contra o tempo para confirmar sua participação no Campeonato Mundial, no Taiti. Para isso, ele precisa arrecadar cerca de R$ 11 mil para pagar as despesas de viagem e do campeonato.

Em sua curta carreira no esporte, Gabriel conseguiu importantes resultados. Entre os principais, destacam-se o 1º lugar na categoria 20 a 29 anos em 2013, e 1º lugar geral em 2014 na Travessia das Pontes – 45 km (Brasília); o 1º lugar geral individual na 31ª Travessia do Rio Araguaia – 30 km (Aruanã/GO), além de vitórias em etapas do circuito brasiliense de canoagem em diferentes modalidades em 2014; e o 2º lugar na categoria sub23 na 2ª etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica (Barra do Sahy/SP), neste ano.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.