ESPORTE

Confederação Brasileira do Desporto Universitário premia universidade por atuação nos torneios promovidos em 2013

Os números não mentem. O ano de 2013 foi de muito trabalho para os atletas da Universidade de Brasília. Foram oito campeonatos oficiais de caráter nacional em sete cidades diferentes, e o resultado dos quilômetros rodados pela delegação esportiva da UnB são 13 medalhas em 11 modalidades esportivas: basquete, futebol, futebol society, futevôlei, handebol, judô, karatê, natação, taekondô, vôlei de areia e xadrez.

Por essas cifras, a UnB foi uma das cinco premiadas com o Troféu Eficiência, oferecido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A condecoração é um reconhecimento ao desempenho e à assídua participação da UnB nas competições realizadas pela entidade durante o ano. “O ranking nomeia as melhores universidades no desporto universitário”, comemora Carlos Alberto Rodrigues Diniz, da Diretoria de Esportes, Arte e Cultura (DEA/DAC) da UnB.

Motivos não faltam para celebrar. A UnB é a única instituição de ensino superior pública a conquistar o prêmio em 2013. Subiu quatro posições com relação ao resultado de 2012, quando ocupou a 9ª colocação. “É altamente gratificante vermos o nível de competitividade que os alunos da UnB apresentaram em 2013 nos eventos da CBDU”, diz Mário Ferro, do Departamento Técnico da entidade.

Para ele, o resultado apresentado pela UnB deve-se à política interna da universidade, que vem tratando o esporte como mais um ponto no sistema educacional, mas sobretudo ao interesse que os alunos demonstram pela prática esportiva. “Devemos levar em consideração as dificuldades que uma entidade pública apresenta nos investimentos dessa natureza”, avalia.

Por essa razão, a Associação Atlética Acadêmica da UnB (AAAUnB) espera que o resultado traga mais apoio e investimentos para melhorar as condições de treinamento dos atletas da universidade. “A gente começa a perceber que existe possibilidade de instituições públicas fazerem parte de atividades desportivas de âmbito nacional. Começa também a servir de exemplo”, diz Bernardo Ravanello, um dos direigentes da AAAUnB.

O vice-diretor da Faculdade de Educação Fìsica, André Reis, também espera que o reconhecimento sirva para institucionalizar o esporte universitário na UnB. “Precisamos mudar o entendimento sobre o esporte. Ele tem que entrar pela porta da frente na UnB, não ficar nos fundos”, considera. De acordo com ele, o esporte universitário ainda não tem espaço na Universidade de Brasília, e a premiação da CBDU é resultado do esforço individual de pessoas. “Tem que ser o ‘Troféu Eficiência’ da universidade”, deseja ele.

AUXÍLIO – Diferente de instituições de ensino superior privadas, que dispõem de grandes aportes para investir em seus atletas, na Universidade de Brasília, o auxílio é dado por meio do Programa Bolsa Atleta Universitário oferecido pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) por intermédio do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). A bolsa de estudo no valor de R$ 400 beneficiou cerca de 80 atletas em 2013, de acordo com informações da DEA. “Lá [na universidade privada] é o atleta aluno. Aqui é o aluno atleta”, conta Carlos Alberto, da DEA.

De acordo com ele, mais de 90 estudantes participaram de competições esportivas vestindo a camisa da UnB durante 2013. A competição em que os atletas apresentaram o melhor resultado foi há dois meses, em Goiânia, durante a 61ª edição dos JUB’s. Saiba mais aqui.

A entrega do Troféu Eficiência à UnB será realizada durante a confraternização promovida pela CBDU em homenagem aos melhores do ano. O evento está previsto para o início de 2014.