ESPORTE

Torneio acontece no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais até 31 de maio. Evento classificatório para competições internacionais conta com destaques do esporte e é aberto ao público

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

O calor desta quinta-feira (28) não foi problema para os mais de trinta atletas de Saltos Ornamentais presentes no Centro Olímpico da Universidade de Brasília.

 

Pulando com plasticidade de trampolins e plataformas recém-inaugurados, nomes como Hugo Parisi, Juliana Veloso, Ian Matos e Luana Lira consolidam o caminho para competir nos Jogos Pan-Americanos do Canadá e no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Rússia. As disputas serão realizadas entre julho e agosto deste ano.

 

A cerimônia de abertura do torneio contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte e da própria Universidade. A vice-reitora Sônia Báo destacou que a parceria entre as instituições insere Brasília no circuito de competições de alto nível e lembrou aos atletas presentes que a participação no Troféu Brasil, por si mesmo, já é uma grande vitória.

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

PREPARAÇÃO – Supervisor do programa de Saltos Ornamentais da UnB, Ricardo Moreira ressaltou a importância do evento para as Olimpíadas do Rio, em 2016. “Os atletas que vão formar a seleção certamente estão aqui”, garantiu.

 

Entre os competidores em ação até domingo estão desde atletas de categorias juvenis até medalhistas conhecidos.

 

Nas arquibancadas, repletas de amigos e familiares de saltadores, estudantes e servidores da Universidade, havia torcida para todos.

 

Mãe da jovem saltadora Ana Lúcia Santos (13), Jaqueline Rodrigues acompanhava o desempenho da filha. A atleta treina diariamente no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais.

 

Nesta edição, Ana Lúcia não integra a disputa por índices para Pan e Mundial, mas já participa pela terceira vez do Troféu.

 

A servidora da UnB Raquel Quintaneira trabalha no Centro Olímpico e acompanhou com curiosidade a semana de treinamentos que antecedeu o início das provas. “Assisti, filmei e divulguei para os amigos. Não conheço os competidores por nome, mas gostei muito de uma loirinha”, conta.

 

A atleta em questão é Luana Lira, paraibana que vem se aperfeiçoando no Centro de Excelência desde o fim do ano passado.

 

No Troféu Brasil, ela vai competir em quatro modalidades de provas e buscará índices para ir a Toronto e Kazan.

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

EXPERIÊNCIA – O brasiliense Hugo Parisi comemorou o fato de participar da última seletiva para o Pan na capital. “Competir em casa é sempre muito bom. A torcida se sensibiliza e costuma te adotar. Acho que quanto mais torcida tiver, melhor para mim”, se anima.

 

Parisi é um dos atletas que têm a UnB como centro de treinamento. Ele elogiou o espaço inaugurado em março de 2014. “A estrutura que a gente tem no Centro de Excelência não deixa nada a desejar para nenhum lugar do mundo. Temos condições de fazer grandes competições de alto nível, inclusive as internacionais”, opina.

 

Treinadora de atletas como Juliana Veloso e Ingrid Oliveira, a carioca Andréia Boheme reforça a visão de Parisi. “No ano passado, tive de levar atletas ao México para treinar. Hoje não preciso ir ao México, eu venho a Brasília”, comemora. Andréia espera que a experiência do Centro inspire outros estados a desenvolver mais espaços de referência para a modalidade.

 

O Troféu Brasil é a primeira competição oficial com atletas de alto rendimento realizada no Centro de Excelência da Universidade de Brasília.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.