MÚSICA

Grupo se apresenta nesta quinta no projeto Recital na Reitoria e garante: “cantar é uma terapia”

Foto: Angélica Peixoto/Diretoria de Esporte, Arte e Cultura

 

Imagine um coral de quase 3.500 anos. Não, ele não existe há tanto tempo. É que, somadas as idades de seus integrantes, a maioria acima dos 60 anos, o total ultrapassa três milênios. Tanta experiência de vida compõe o Coral dos Cinquentões da Universidade de Brasília, que se apresenta nesta quinta-feira (21), às 16h30, no projeto Recital na Reitoria.

 

A audição é promovida pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB e acontece no pátio da Reitoria, campus Darcy Ribeiro. O grupo não tem preconceito com gêneros musicais. O repertório vai do erudito ao sertanejo, dos hits da Jovem Guarda às marchinhas de carnaval.

 

Em 16 anos de existência, os Cinquentões gravaram três CDs e um DVD. A meta dos participantes não é cantar que nem um Pavarotti. Apenas explorar a música como terapia contra a solidão e a ociosidade advindas da aposentadoria.

 

Sérgio Kolodziey, regente do coral desde a fundação, estima que mais de 1.500 pessoas já passaram pelo grupo. Hoje são cerca de 50 coralistas. Nenhum é músico profissional. Vários, inclusive, não cantavam nem no chuveiro. Isso porque dominar técnicas vocais não é requisito para ingressar nos Cinquentões. “Cada um ganha afinação e solta a voz a seu tempo”, afirma Kolodziey. E a escolha das músicas? “São canções que mexem com a saudade”, acrescenta.

 

Prazer é o que atrai os integrantes do grupo. “Cada um vem com um objetivo. Há os que buscam preencher o tempo, os que estão fugindo de problemas, os que procuram novas amizades e até quem se aventura em namoros. Tem de tudo”. Os resultados desta "cantoterapia" são os mais variados. Kolodziey relata que o trabalho quebra barreiras pessoais. “Aqui as pessoas são vistas como são, sem distinção de cargos ou títulos. Muitas vezes os lados profissional e intelectual sufocam sonhos e talentos. A gente se prepara para tudo na vida, mas não para se aposentar. Essa é a oportunidade para deixar aflorar tudo o que foi represado”.

 

O espírito do coral está registrado em histórias como a de uma coralista diagnosticada com câncer. A doença regrediu até a cura total quando ela começou a participar do grupo. Outra, surpreendeu o grupo ao pedir para ser cremada vestindo o uniforme de gala dos Cinquentões. E foi atendida. “Sabemos que trabalhar as emoções é uma forma de ajudar a tratar algumas doenças. Não fazemos ideia da importância deste trabalho na vida das pessoas”.

Coral UnB. Bom Dia DF

 

Alba Cruz Teixeira, 85 anos, incorporou o canto coral ao cotidiano. “Estou desde o começo do grupo. Cantar é meu motivo para passear, ver as amigas e me divertir. Se não fosse isso, ficaria em casa dormindo”. O casal Estela, 61, e Ricardo Morais, 70 anos, participa há menos de um ano. “Assistimos aos Cinquentões em um encontro de corais e ficamos admirados com a alegria e o vigor do grupo. Viemos atrás de felicidade, acolhimento e sensação de família. A música é só consequência disso tudo”.

 

Como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos com os corais de terceira idade no Distrito Federal, o regente Sérgio Kolodziey receberá nesta sexta-feira (22/05), às 19h, o Título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do DF.

 

APRESENTAÇÕES
21/05 – Recital na Reitoria. Às 16h30, no pátio da Reitoria da UnB, campus Darcy Ribeiro.

22/05 – Câmara Legislativa do DF. Às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF.

28/05 – Encontro de Corais da Providência. Às 14h, no Auditório da Rede Vida (601 Sul).

 

SERVIÇO
COMO PARTICIPAR DOS CINQUENTÕES
As inscrições estão abertas durante todo o ano. Os interessados podem se inscrever a qualquer momento. A única exigência é que tenham idade igual ou superior a 50 anos.

ENSAIOS
Segundas e quintas-feiras, de 14h30 às 16h, no Anfiteatro 10, ICC Sul, campus Darcy Ribeiro.

CONTATO
INFORMAÇÕES
Núcleo Sonoro/DEA – sala BT-240 – entrada central do ICC Sul, ao lado do anfiteatro 10. Contato: 3107-6304

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.