ESPORTE

Nayara Chagas é uma das três melhores do Brasil na modalidade que reúne corrida e ciclismo

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

A terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Duatlo, disputado em Manaus no fim de abril, rendeu a Nayara Chagas uma vaga no mundial da Austrália. Depois de despontar em corrida de 15 km intercalada por uma pedalada de 40 km, a estudante de Educação Física busca agora os recursos necessários para a viagem. "Tenho até agosto para confirmar", diz. Apenas a campeã brasileira garantiu o pagamento das despesas na competição internacional, agendada para os dias 17 e 18 de outubro.

A conquista de Nayara tem ainda mais peso depois de voltar de período de lesões. "Quebrei a clavícula ao cair da bicicleta em competição no fim do ano passado", conta. A atleta também sofreu com desconforto no tendão que a fez desistir de uma das provas de corrida em que representaria a Universidade de Brasília na edição 2015 dos Jogos Universitários Brasileiros. "Agora estou cem por cento", garante.

Vestir a camisa da UnB é um dos orgulhos de Nayara, uma das contempladas pela Bolsa Atleta Universitária. "É muito bom porque é a instituição em que estudo", diz. "Existe um esforço da Universidade em apoiar os atletas", completa a estudante, medalhista de bronze pela instituição nos JUBs de 2011.

POLIVALENTE – O duatlo não aparece na lista das competições universitárias oficiais, por isso Nayara Chagas costuma disputar apenas provas de corrida pela UnB. Mas outra modalidade tem atraído cada vez mais a atenção da estudante: o triatlo, que acrescenta prova de natação ao ciclismo e à corrida.

Ela tem se destacado em etapas nacionais da categoria, foi vice-campeã brasiliense no ano passado e pretende disputar o Challenger de Florianópolis em novembro. A concorrida prova exige 1,9 km de natação, 90 km de pedaladas e 21 km de corrida. "O ponto que mais preciso evoluir é a natação", avalia. Para isso, a estudante tem treinado em clubes da cidade e na piscina do Centro Olímpico.

"A Nayara está em constante evolução", afirma o técnico de natação da UnB, Fábio Costa. "Melhorar é sempre possível, até os campeões olímpicos têm pontos a aprimorar", diz. Segundo o treinador, a atleta enfrenta a barreira de não ter um histórico como nadadora, mas reúne condições de baixar os tempos de prova e competir com as principais atletas do país.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.