JUBS 2014

Delegação da UnB vai a Sergipe para fazer história. Competição universitária começa nesta quinta-feira e segue até 8 de novembro

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Os 42 estudantes que vão representar a Universidade de Brasília nos Jogos Universitários Brasileiros 2014 (JUBs) já estão com a cabeça em Aracaju, sede da competição. A maior delegação da UnB nos últimos dez anos representará a instituição em oito modalidades: atletismo, basquete, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis e xadrez. As disputas com alguns dos melhores atletas universitários do país não causam temor. Pelo contrário, o espírito do grupo está voltado para fazer o melhor e, se possível, subir ao pódio.

“O objetivo é lutar por medalha”, diz a experiente corredora Nayara Chagas. Graduada em Biologia, a agora estudante de Educação Física vai competir nos 5 mil e 10 mil metros. Ela, que tem participado de competições nacionais de triatlo, tem no currículo dois campeonatos sul-americanos nas provas que irá disputar. “As provas serão duras, mas estou mais preparada este ano”, afirma.

Quem também pensa estar entre os melhores é o judoca Arthur Felipe Nascimento. Estreante em JUBs, o aluno de Educação Física foi campeão em etapa regional do brasileiro na categoria de até 64 quilos. “Tenho treinado firme três vezes por semana. Sei que a competição vai ser forte, mas a determinação é conseguir classificação para a final”, diz.

Os enxadristas Thiago Chaves, da Psicologia, e Júlia Pascual, estudante de Arquitetura, também projetam bons resultados no JUBs. “Conseguimos a quinta colocação geral na LDU [Liga de Desporto Universitária] e pretendemos fazer melhor nos JUBs”, diz Thiago, que aponta o colega de UnB Victor Shumyatsky como um dos favoritos da competição. Para Júlia, a proposta é competir sem pressão. “Vou tentar fazer o melhor, sem me cobrar”, diz.

MUITO ALÉM DAS MEDALHAS – Cobrança é um elemento que não deve estar presente na rotina dos atletas da UnB. Muitos estarão a caminho da primeira participação em competições desse nível. “Vou fazer mais um acompanhamento, uma motivação psicológica”, diz o técnico de tênis Diego Luiz Ferreira. Recém-chegado ao posto, ele ainda não conhece bem os atletas que irá conduzir e afasta qualquer tipo de pressão.

Veterano em JUBs, o técnico de natação Fábio Costa ressalta o valor da competição por si só e diz não estar focado apenas em resultados expressivos. “Meu trabalho é voltado para que os atletas consigam nadar o melhor que podem”, diz ele, que não fez nenhuma avaliação profunda dos adversários. “Na natação, o importante é a dedicação pessoal, independentemente do desempenho do outro”.

Os JUBS 2014 serão realizados entre 30 de outubro e 8 de novembro na capital sergipana. Esta é a 62ª edição dos jogos. A Secretaria de Comunicação, com apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), acompanha os atletas da UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.