JUBs 2014

Ele tem 18 anos de idade e desponta como uma grande promessa no cenário internacional de xadrez. O estudante de Mecânica conversou com a reportagem da Secom após faturar medalha de ouro nos Jogos Universitários

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Victor Shumyatsky fala baixinho e fica ruborizado com o assédio da imprensa. A discrição do estudante de engenharia mecânica ficou nítida nas muitas entrevistas que ele concedeu durante os JUBs 2014. A última delas foi para a Secom/UnB.

O favoritismo se consolidou. Não houve surpresas, certo?

Não foi um resultado surpreendente. Mas também não seria surpresa se eu tivesse sido derrotado.

Em algum momento sentiu pesar a condição de favorito?

Não. Sempre fui muito centrado e me considero estável psicologicamente. Então essa história de ser favorito não ajuda nem atrapalha.

O jogo contra o Luiz Abdalla, também mestre da Federação Internacional de Xadrez, foi o mais difícil?

Não. A partida que ganhei do Arthur Patroclo foi o jogo mais duro do torneio.

Qual a sensação de levar o ouro para a UnB?

A melhor possível. Fico feliz em poder representar a universidade.

Preparado para voltar à rotina das aulas?

Sim. Pronto para as aulas de Mecânica I e II e cálculo III.

INVICTO - Victor Shumyatsky é o grande campeão do xadrez masculino nos JUBs 2014. Em campanha invicta, o enxadrista de 18 anos acumulou cinco vitórias e dois empates no torneio. O atleta da UnB fez valer a condição de favorito e deixou para trás 36 competidores. Entre eles o forte segundo colocado, Luiz Guilherme Abdalla da Unip (SP), e o terceiro, Hugo Caetano, da Unoeste (PR).

A medalha será entregue a Victor em cerimônia na AABB de Aracaju. A equipe da Secom/UnB acompanha e traz mais informações sobre a vitória do xadrez da UnB nesta segunda-feira.

Acompanhe a cobertura do JUBs 2014

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.