Trabalho do artista é tema de pesquisa de mestrado do Departamento de Música

Foto: Mauro Botti/Wikimedia Commons

No dia 29 de outubro, quarta-feira seguinte ao Dia do Servidor Público, a Universidade de Brasília irá receber um dos principais artistas vivos da música popular brasileira: Dori Caymmi. Filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmão de Nana e Danilo Caymmi, Dori é, além de grande compositor e dono de estilos únicos de cantar e tocar violão, também um arranjador de prestígio internacional, tendo trabalhado ao lado de nomes como Tom Jobim e Sarah Vaughan, além de boa parte da discografia de sua irmã Nana.

Essa faceta do artista é tema da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Departamento de Música da UnB "Dori Caymmi: a ressignificação da obra musical por um arranjador brasileiro", de Antonio Carlos Bigonha, sob orientação do professor Antenor Ferreira Correa, e que é o motivo desta sua vinda a Brasília. Além de entrevista ao pesquisador, Dori irá realizar uma palestra no dia 29 de outubro, às 10h, no Auditório do Departamento de Música.

Dori Caymmi é compositor, violonista e arranjador, indicado duplamente ao Grammy Latino 2014, pela melhor canção de música popular brasileira do ano ("Alguma voz", em parceria com Paulo César Pinheiro) e, junto com os irmãos Nana e Danilo, melhor álbum de música brasileira para "Caymmi", gravado para a Som Livre em homenagem ao centenário de seu pai, Dorival Caymmi.

Desde a infância estudou piano, violão e teoria musical. Seu primeiro trabalho como profissional foi acompanhar a irmã Nana ao piano. Suas influências principais foram a música de Dorival Caymmi, João Gilberto, Tom Jobim e o norte-americano Barney Kessel. Ainda jovem, começou a compor trilhas sonoras para programas de televisão e peças de teatro. Nos anos 1960, foi também produtor, arranjador e diretor musical. Sua atuação como compositor é destacada, e nos festivais dos anos 60 teve músicas defendidas por MPB-4 ("Cantigo"), Nana Caymmi ("Saveiros", em parceria com Nelson Motta) e Elis Regina ("O cantador", com Nelson Motta). Nos anos 70, trabalhou mais em trilhas para cinema e televisão, e na década de 80, a convite do Quincy Jones, dedicou-se mais ao mercado norte-americano, onde passou a trabalhar como arranjador e compositor, radicado em Los Angeles. Sua maneira de tocar violão, com afinações pouco convencionais, e suas harmonias criativas o projetaram internacionalmente. "Saudade de Amar" (com Paulo César Pinheiro) recebeu o Grammy Latino de melhor canção brasileira no ano de 2005, e "Para Caymmi 90 Anos", gravado junto com os irmãos Nana e Danilo, o de melhor álbum de samba.

O professor Bruno Mangueira destaca importância do evento para a Universidade de Brasília. "A cidade tem historicamente uma produção de relevância na área de Música Popular, e o Departamento de Música da UnB tem absorvido uma demanda de alunos de ótimo nível, muitos dos quais já atuam profissionalmente nessa área, e ingressam em nossos cursos de graduação buscando se aperfeiçoar. Por isso já estamos com um projeto aprovado para a implementação do bacharelado em Música Popular, o que deve ocorrer em breve. A vinda de um artista do nível de Dori Caymmi é de fundamental importância para a aproximação de nossa realidade acadêmica com aquilo que se faz de mais elaborado no campo da música brasileira."

Palestra com Dori Caymmi

Dia 29 de outubro - 10h

Aberto aos públicos interno e externo

Auditório do Departamento de Música

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.